Conceito » Ecología » Detritívoro

Detritívoro - Conceito, o que é, Significado

Um ser vivo é detritívoro quando sua alimentação está baseada no consumo de detritos, ou seja, na matéria orgânica em decomposição. Estes seres, também chamados saprófagos ou necrófagos, formam uma parte relevante dos ecossistemas porque contribuem com a decomposição e a reciclagem de nutrientes.

Entre aqueles que têm este tipo de alimentação podemos citar: os besouros, as minhocas, os caranguejos, as moscas, as estrelas-do-mar e os fungos. Por conseguinte, esta forma de alimentação ocorre tanto em vertebrados com em invertebrados.

De qualquer forma, os detritívoros cumprem um papel ecológico, uma vez que contribuem para destruir a matéria orgânica decomposta nos diferentes ecossistemas. Se considerarmos a alimentação do besouro, baseia-se fundamentalmente dos excrementos de outros animais, das larvas de outros insetos e de animais mortos.

Deve-se destacar que a comida em decomposição é resultado de uma série de fatores: o clima, o oxigênio, os níveis de umidade e a presença de parasitas nos alimentos.

Não devemos confundir a alimentação dos detritívoros com a dos animais carniceiros

À primeira vista, os animais carniceiros ou necrófagos se alimentam de detritos. No entanto, não são considerados detritívoros por uma razão: a matéria orgânica morta da qual se alimentam está em um estado inicial de decomposição.

Os humanos não são detritívoros porque os alimentos em decomposição possuem efeitos nocivos à nossa saúde.

Como espécie, somos animais onívoros, já que nossa alimentação é uma combinação de substâncias animais e vegetais. Neste sentido, não somos seres detritívoros porque nosso organismo não está acostumado a ingerir substâncias em decomposição. Se ingeríssemos nossa saúde sofreria com problemas de estômago, diarreia, náuseas, inclusive a morte.

Os seres vivos podem ser classificados segundo sua alimentação

Os chamados animais carnívoros são, logicamente, aqueles que consomem carne de outros animais, como o leão, a hiena, o lobo, a pantera e o tubarão.

Os herbívoros se alimentam de plantas como frutos, folhas e crostas, como ocorre com o coelho, a iguana, o elefante, a vaca e a girafa.

Os onívoros comem tanto plantas como fungos e outros animais, entre os quais podemos destacar os humanos, o porco, o avestruz, o chimpanzé, a gaivota e o corvo.

Imagem: Fotolia. Frogger

Relacionados:

  1. Comida Orgânica
  2. Matéria Orgânica
  3. Carne Orgânica
  4. Rede Trófica
  5. Ecossistema
  6. Pesco-vegetariano
  7. Alimento orgânico vs não-orgânico
  8. Contaminação Ambiental
  9. Animal
  10. Ecossistema Aquático