Agricultura se designa ao cultivo da terra incluindo todos os trabalhos relacionados ao tratamento do solo e à plantação de vegetais. No entanto, as atividades agrícolas, tal como se denominam às mencionadas tarefas, costumam estar destinadas à produção de alimentos e à obtenção de frutas, verduras, hortaliças e cereais.
Sempre a agricultura implicará na transformação do meio ambiente para satisfazer as necessidades do ser humano e isto, sem dúvida, é o que o diferenciará do resto dos seres vivos.
Efetivamente, o desenvolvimento da agricultura implicou num salto substancial para a humanidade. De acordo com o informado pelos historiadores, no período Neolítico, o homem passou de realizar atividades como a pesca, a coleta e a caça à realização de tarefas agrícolas e de criação de gado, no entanto, o trigo e a cevada foram as primeiras plantas que o homem cultivou substancialmente no período mencionado.
Supõe-se que os seres humanos começaram a praticar a agricultura como consequência de algumas mudanças climáticas que tornaram à temperatura bem mais temperada e os alimentos e a caça mais escassos em algumas regiões.
Então, com a chegada da agricultura houve um aumento da disponibilidade de alimentos e também da população do mundo e o plano social repercutiu nas sociedades e estas se tornaram um pouco mais sedentárias começando a considerar a propriedade privada sobre os imóveis.
Atualmente, quem se dedica ao trabalho agrícola faz uso da tecnologia e da engenharia genética para melhorar a produtividade do solo e dos cultivos. Além disso, a ciência tem cooperado para conseguir que as sementes sejam mais resistentes às pragas e possam ser adaptadas aos diferentes climas e solos.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2013). Conceito de Agricultura. Em https://conceitos.com/agricultura/. São Paulo, Brasil.