Mise en place - Conceito, o que é, Significado

Mise em place é um termo francês empregado normalmente na área da gastronomia. Literalmente significa “posta no lugar” ou “pôr em ordem, fazer à disposição” e se refere a qualquer processo de preparação culinária no que se diz necessário em estabelecer uma ordem dos ingredientes que serão empregados na suposta receita. Na linguagem gastronômica a “mise en place” se expressa com as siglas MEP e se refere aos preparativos de um prato, de um cocktail ou serviço de um restaurante. De qualquer forma, a mise em place envolve certos e grandes conhecimentos técnicos para os profissionais da gastronomia.

A finalidade de uma mise en place é gigante

- Organizar o trabalho de cozinha de maneira adequada;

- Transmitir uma imagem de profissionalização;

- Prestar um bom serviço aos consumidores;

- Otimizar o tempo com os preparativos.

Neste sentido, a mise em place estabelece necessariamente uma planificação em um sentido geral, pois se deve levar em conta que em um restaurante ou cafeteria é necessário realizar uma série de cálculos sobre o número de consumidores previstos, a decoração das mesas e a distribuição dos pratos.

O uso deste conceito na linguagem francesa

O conceito mise en place em francês não é utilizado exclusivamente em questões gastronômicas e sim é uma expressão muito comum na linguagem cotidiana. Assim, pode haver uma mise en place de um projeto empresarial, de um discurso ou de uma jornada de lazer, ou seja, em qualquer atividade que seja necessário preparam ou organizar algo com antecipação. Quando as questões prévias à organização de algo (a mise en place) já está organizada, é possível colocar em cena, o que em francês é conhecido como mise en scène.

O idioma francês na terminologia gastronômica

O conceito mise en place é um bom exemplo da influência da cozinha francesa na cozinha internacional. São diversos os termos franceses que utilizamos, tais como aperitivo, confete, consome, entrecot, foudue, mousse, patê, tranche, cordon blue, etc. Deve-se destacar, por outro lado, que palavras como restaurante, gourmet e haute cuisine (alta cozinha) são também franceses.

A influência da cozinha francesa vai além de um vocabulário específico, pois não se pode esquecer que em 2010 a gastronomia francesa foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Imagem: Fotolia. Gstudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: