Harmonia - Conceito, o que é, Significado

HarmoniaA ideia de harmonia expressa o equilíbrio que se manifesta entre vários aspectos ou partes de determinado conjunto.

É um conceito empregado principalmente no mundo da arte, mas também naquelas circunstâncias onde há um sentido de proporção.

Musicalmente, a harmonia de uma canção ou de uma composição é expressa através de diferentes sons que se combinam de maneira conjunta

A melodia de um tema musical vem acompanhada de certa harmonia. São diversos os elementos que criam a harmonia: a frequência de um som, a tonalidade das notas, os intervalos, a escala, etc. Um especialista em música é capaz de descrever técnicas quando uma expressão musical pode ser considerada harmônica.

No mundo da pintura, o conjunto de formas e cores de uma obra pode ser harmônico, ou seja, dever haver certo equilíbrio entre os demais elementos pictóricos. Na verdade, se fala de harmonia cromática quando há um aspecto técnico de pintura em relação à combinação de cores. Este aspecto é também aplicado às artes visuais em geral.

Tanto na música como na pintura são usados conceitos afins, inclusive no contexto de musicalidade das cores, algo que mostra precisamente a harmonia presente nas duas manifestações artísticas. Qualquer pessoa que escuta uma melodia ou aprecia um quadro percebe (mesmo de maneira inconsciente) uma sensação relacionada à proporcionalidade, ou seja, ligada à harmonia.

Há algumas abordagens religiosas ou filosóficas que tem o objetivo de buscar a harmonia interior do indivíduo

O budismo é paradigmático neste sentido, pois mantém a tese de que o homem será feliz se encontrar a harmonia pessoal na pluralidade do mundo. Seguindo esta linha similar ao budismo, há outras doutrinas que enfatizam o valor da harmonia como conceito individual e ao mesmo templo global, por exemplo, a ecologia. Em geral, todas as propostas ideológicas expressam o desejo de uma vida harmônica e para consegui-la é proposto uma série de normas e recomendações que, se respeitadas pelo homem, permitem alcançar a desejada harmonia vital.

O contrário de harmonia é a desarmonia, o desequilíbrio e a discórdia. A harmonia possui uma ordem desejável, seja no campo material, espiritual ou artístico. E quando não há ordem, existe o caos e a anarquia, em outras palavras, a falta de harmonia.

Imagem: iStock. shironosov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: