Conceito » Direito » Xenofilia

Xenofilia - Conceito, o que é, Significado

O termo Xeno se trata de um sufixo que significa estrangeiro ou estranho, por outro lado, filia é igualmente outro sufixo que significa amor ou simpatia. Assim, a palavra xenofilia se refere ao sentimento de simpatia pelo estrangeiro. A manifestação oposta seria a xenofobia. Normalmente, ambas as emoções se referem a pessoas que habitam ou visitam um país, mas que são de outros.

Em muitas nações existem várias camadas da sociedade que provêm de outros territórios. Os estrangeiros produzem certo impacto social, já que seus costumes, valores e crenças chamam a atenção dos nativos.

Assim, pode-se afirmar que as comunidades de origem estrangeira são percebidas de duas maneiras diferentes: sendo uma parte a mais da sociedade ou como uma ameaça. No primeiro caso, trata-se da xenofilia e no segundo da xenofobia.

Perfil geral de um xenófilo

Aquele que tem esta mentalidade não acredita que os estrangeiros sejam um problema. Pelo contrário, entende que outras pessoas de origem diferente enriquecem as relações sociais de muitas maneiras. O estrangeiro é bem-vindo porque cozinha com outros ingredientes, traz novas ideias e tradições, enfim, integra-se com novidades culturais. Tudo isso é sinônimo de enriquecimento e diversidade cultural.

Algumas pessoas são xenófilas porque acreditam que o estrangeiro é melhor que o nativo por algum motivo (alguns espanhóis do século XIX se proclamavam franceses, pois para eles o francês era superior ao espanhol).

Como regra geral, a xenofilia ocorre no conjunto de uma sociedade quando os estrangeiros estão dispostos a integrar-se em sua nova comunidade ou então quando formam um coletivo que gera riqueza (no caso dos turistas, trata-se de um grupo que é valorizado positivamente porque graças a ele há uma maior atividade econômica).

O xenófobo e o fenômeno do turismofobia

Como critério geral, o xenófobo considera que a presença de estrangeiros em seu território é ameaçadora e problemática. Entende que suas tradições e costumes estão sendo invadidas e atacadas. Em outras palavras, o xenófobo acredita que o que vem de fora é ruim e que o seu é melhor. Se tomarmos como referência a questão dos franceses, mencionado anteriormente, para alguns espanhóis a palavra francesa era um insulto.

Em algumas cidades do mundo, a presença de turistas é tão grandiosa que produz um efeito ambivalente. Por um lado, os turistas são bem-vindos porque geram riqueza e bem-estar. Por outro lado, em alguns casos, sua presença gera rejeição em alguns setores sociais. Este último fenômeno é conhecido como turismofobia.

Imagem: All king of people

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: