As vitaminas são substâncias orgânicas presentes nos alimentos que ingerimos e que são necessárias para equilibrar as funções vitais. Como mencionamos, são imprescindíveis para o equilíbrio do nosso organismo e devem ser consumidas em doses justas e equilibradas para o correto funcionamento do corpo. Como o corpo humano não pode sintetizar grande parte das vitaminas essenciais, necessitamos consumi-las a partir dos diferentes alimentos que as contem.
Vale destacar, em relação ao que foi recentemente mencionado, que as vitaminas consumidas em excesso, ou a ausência das mesmas, pode levar ao desenvolvimento de graves doenças, portanto, recomenda-se, uma nutrição equilibrada e baseada principalmente em alimentos naturais. Enquanto isso existe um nome formal para designar o excesso de vitaminas e sua ausência: hipervitaminose e avitaminose, respectivamente.
As principais fontes de vitaminas são os vegetais crus e as frutas secas; esta questão é muito atual porque quanto mais cozinhamos os alimentos ou se os preparamos muito antecipadamente, os mesmos perderão notavelmente a quantidade de vitaminas originais que apresentam. Os conselhos profissionais indicam que o recomendado é igualar ou superar o consumo de 5 porções de vegetais ou frutas secas, por dia.
Como mencionamos, o processamento tem o costume de reduzir a quantidade de vitaminas, também é uma realidade que alguns processos as aumentam como é o caso da fermentação do pão, do queijo, a fabricação do iogurte a partir das bactérias, a fabricação dos embutidos, a germinação de sementes para as saladas.
No entanto, existem diversos tipos de vitaminas, que são categorizadas com uma letra maiúscula. A vitamina A se encontra no fígado de vários animais, no brócolis e nas cenouras, entre outros; a vitamina B, a encontraremos no leite e no pão e são importantes para contar com um correto funcionamento cerebral e do metabolismo em geral; a vitamina C, preferencialmente nos cítricos; mesmo que existam muitos tipos como a E (efeito antioxidante, a encontramos no brócolis, no espinafre), D (vitamina anti-raquítica, encontrada no leite e ovo), B12 (complexo de cobalto, leite, carne, ovo), etc.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2013). Conceito de Vitamina. Em https://conceitos.com/vitamina/. São Paulo, Brasil.