Aqueles que acreditam na teoria da reencarnação afirmam que ao morrer a alma humana não desaparece. Ela se une a outro corpo e assim começa uma nova vida. Esta teoria é mantida pela tradição do budismo e do hinduísmo, por aqueles que acreditam na astrologia e por filósofos como Pitágoras e Platão. Se esta visão de vida for verdadeira mesmo, isto significa que cada homem ou mulher tenham vivido outras vidas anteriormente.
Para que uma pessoa possa identificar as vidas que teve no passado é necessário um processo de meditação. Em um primeiro momento, deve-se relaxar completamente todo o corpo de maneira gradual desde a cabeça até os pés. Em seguida, é preciso visualizar mentalmente uma luz e assim aos poucos a energia luminosa do indivíduo se incorpora ao corpo.
A partir deste momento é preciso começar uma contagem regressiva de dez a um. Quando se chega ao número um, a pessoa atinge um estado de plenitude e paz absoluta. É neste momento que é possível iniciar uma viagem no tempo rumo ao passado e lembrar as experiências vividas em outros corpos.
Esta técnica é conhecida como terapia regressiva e para ser eficaz deve ser acompanhada por um terapeuta especializado em hipnose.
O psiquiatra norte-americano Brian Weiss é um dos pesquisadores mais prestigiados em relação aos processos de regressão. O pesquisador afirma que todo ser humano pode conhecer quais foram suas vidas no passado. Com este tipo de técnica também é possível curar transtornos mentais (por exemplo, algumas fobias e traumas), além de conhecer a si mesmo. Deve-se destacar que Brian Weiss afirma que nossa vida atual está conectada diretamente às outras pessoas que estiveram em nossas vidas anteriores.
A possibilidade de outras vidas no passado é algo que a ciência ainda não consegue explicar. Este enigma não é o único existente. Na verdade, desconhecemos a existência ou não de extraterrestres.
Também, não sabemos o papel dos sonhos e qual seu verdadeiro significado. Os cientistas não encontraram até agora uma explicação convincente sobre o papel das impressões digitais. Por outro lado, também ignoram como a mente humana armazena os dados na memória.
Imagem: Fotolia. MG
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Vidas Passadas. Em https://conceitos.com/vidas-passadas/. São Paulo, Brasil.