Metempsicose - Conceito, o que é, Significado

Desde os tempos mais antigos, fala-se das inúmeras vidas do ser humano. Os defensores desta ideia acreditam que após a morte nosso caminho de vida não termina, mas adquirimos novas formas de existência em diferentes seres.

Este processo é comumente chamado de reencarnação ou transmigração da alma, mas também é conhecido por outro termo, a metempsicose. Esta palavra vem do vocábulo grego metempsychosis e significa literalmente "passagem das almas".

A transmigração das almas na filosofia grega

Para Pitágoras de Samos e seus seguidores a alma dos homens se encontra aprisionada em um corpo. Depois da morte física, a alma é reencarnada em outro corpo de maneira sucessiva com o fim de purificar-se.

Segundo Platão, o homem é formado por alma e corpo, sendo que a alma é imortal e o corpo não. Por outro lado, nossa alma tem a possibilidade de recordar as vidas anteriores.

Na tradição órfica, afirma-se que os seres humanos procedem dos deuses e, consequentemente, a alma humana tem uma dimensão divina que lhe permite reencarnar em outro ser após a morte.

A reencarnação do Dalai Lama

O líder espiritual dos tibetanos não é simplesmente um monge budista que vive segundo os princípios espirituais. Na verdade, é um professor reencarnado que descende de uma longa linhagem de homens com grande sabedoria.

Na cultura tibetana, desde o século XV, pode-se dizer que existiram 13 grandes mestres e que todos eles tiveram o título de Dalai Lama. Segundo a doutrina do budismo tibetano, os lamas podem escolher se vão ou não reencarnar e ainda em quem e quando.

A Roda do Samsara

Segundo o hinduísmo e outras doutrinas orientais, a alma humana viaja por várias dimensões do universo. Depois desta viagem por diferentes manifestações físicas, a alma alcança sua realidade humana.

Em cada forma de vida o dharma de cada ser atua fazendo o bem ou o mal, consequentemente, a alma adquire certo kharma em sua vida futura. Este processo é conhecido como Roda do Samsara.

As regressões às vidas passadas como terapia

Através da hipnose alguns pesquisadores conseguem fazer com que as pessoas se lembrem de suas experiências em outras vidas. O fenômeno das regressões implica logicamente em um processo de reencarnação.

Aqueles que praticam as técnicas de regressão ao passado têm como finalidade corrigir alguns sintomas de seus pacientes. Em outras palavras, alguns traumas ou problemas do presente procedem de uma vida anterior.

Imagem: Fotolia. Freehandz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: