Este quadro de Leonardo da Vinci possui dois níveis de interpretação: aquele estritamente artístico e os enigmas ocultos que há em seu interior.
É uma tela de tamanho grande (4,60 x 8,80) situado na igreja de Santa Maria delle Grazie, na cidade de Milão. Foi pintado entre os anos 1495 e 1497, em nome do seu patrono.
A cena é representada por uma grande mesa onde os apóstolos acompanham Jesus durante sua última ceia, mais especificamente no momento em que Jesus afirmou que iria ser traído por um dos seus seguidores que ali estavam reunidos. A imagem apresenta cada um dos apóstolos com uma expressão facial única que transmite seu estado de espírito e Jesus no centro com um semblante sereno.
Do ponto de vista técnico, a composição tem uma estrutura geométrica com uma perspectiva linear na qual a figura de Jesus é o eixo central. A distribuição dos apóstolos gera um efeito simétrico e harmonioso e na obra aparecem duas fontes de luz.
Alguns estudiosos especialistas afirmam que “A Última Ceia” é um dos maiores enigmas da história da arte. Os mistérios que se ocultam no quadro provocam todo tipo de debate. Entre os mais significativos estão os seguintes:
– Afirma-se que a ausência dos elementos próprios da eucaristia na cena descrita poderiam ser simbolizar uma crítica de Leonardo à Igreja Católica oficial;
– Após os trabalhos de restauração finalizados em 1997, pode-se apreciar que a obra está dividida em dois setores: um de sombras e outro de luz, dos quais se referem ao debate entre a fé e a razão;
– Nenhum dos personagens aparece com a auréola de santidade, um detalhe que se opõe à tradição artística com temática religiosa;
– Um dos personagens, especialmente Pedro, aparece com uma faca em uma das mãos e com a outra fazendo um gesto de ameaça a João. Este dado pode ser interpretado como uma possível divisão na origem da Igreja Católica;
– O aspecto feminino de João pode ser interpretado como alusão a Maria Magdalena;
– Na extrema direita de “A Última Ceia”, existem três personagens que não prestam atenção em Jesus, onde se acredita que no centro se encontra o próprio Leonardo. Por outro lado, alguns estudiosos afirmam que o personagem que se encontra à direita é o filósofo Platão e não um dos apóstolos;
– Na margem direita do quadro aparece uma toalha de mesa com um nó em sua extremidade. Alguns historiadores dizem que este nó é uma assinatura em clave (da palavra nó em Itália provém de “vincoli”, uma palavra quase igual a Vinci, local onde nasceu Leonardo).
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de A Última Ceia (Pintura). Em https://conceitos.com/ultima-ceia-pintura/. São Paulo, Brasil.