Os quadriláteros são classificados em três blocos: paralelogramos, trapézios e trapezoides. Estes últimos apresentam uma característica única: não têm lados paralelos.
Possuem dois pares de lados consecutivos iguais. Destes, o primeiro par de lados é diferente do segundo, uma vez que é menor que o outro. Suas diagonais são perpendiculares e, portanto, se cruzam no ponto médio de uma delas. Como o próprio termo indica, têm um eixo de simetria. Um exemplo desta categoria é o deltoide (dois triângulos isósceles unidos).
Não possuem lados consecutivos iguais, pois um é maior que o outro. Por outro lado, suas diagonais são diferentes e oblíquas (não perpendiculares). Da mesma forma, não têm eixos de simetria. É o único tipo de quadrilátero que não tem uma forma definida, pois pode apresentar uma infinidade de formas. Consequentemente, para calcular sua área, costuma-se dividi-la em figuras já conhecidas (por exemplo, dois triângulos).
O osso trapezoide faz parte do carpo e está localizado no pulso juntamente com outros três ossos: o trapézio, o osso grande e o hamate. Todos esses pequenos ossos facilitam a mobilidade dos dedos da mão.
Este osso nos faz lembrar que outras figuras geométricas servem para denominar as mais variadas partes da anatomia humana, como o deltoide, o trapézio e o piramidal.
1) O trapézio retângulo tem sempre um ângulo de 90 graus. Um dos seus ângulos é agudo (menos de 90 graus) e o outro é obtuso (maior de 90 graus). Consequentemente, haverá sempre uma base menor e outra maior.
2) O trapezoide isósceles tem dois lados iguais que não são paralelos e outros dois lados que são paralelos. Quanto aos ângulos, dois são agudos e dois obtusos. As diagonais são da mesma medida e, portanto, são congruentes. Por último, há uma base menor e outra maior.
3) O trapézio escaleno é aquele em que todos os lados são diferentes.
Todos eles têm uma característica em comum: apresentam uma relação de paralelismo entre dois de seus lados, como mínimo.
Existem três tipos de paralelogramos: quadrado, losango e retângulo.
– O quadrado tem quatro lados e todos são iguais. Seus ângulos são de 90 graus. As duas diagonais são iguais e entre elas formam um ângulo reto de 90 graus.
– O losango tem todos os lados iguais, mas seus ângulos não são retos. Suas diagonais são diferentes, uma maior e outra menor.
– O retângulo é similar ao quadrado (dos seus quatro lados, dois são curtos e os outros dois são longos).
Imagem: Fotolia. Kuno
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2018). Conceito de Trapezoide. Em https://conceitos.com/trapezoide/. São Paulo, Brasil.