Declamação - Conceito, o que é, Significado

O uso correto da voz e da entonação exige uma técnica vocal, também conhecida pelo termo declamação.

O substantivo declamação corresponde ao verbo declamar, que quer dizer recitar. Neste sentido, a ação de declamar tem relação com a oratória, que é a arte de falar em público e por sua vez apresenta uma íntima conexão com a poesia e o teatro.

Assim como a declamação é importante para cantar bem, também é necessário para falar de maneira adequada, ou seja, para se comunicar de maneira efetiva.

A técnica vocal, o fundamento da declamação

A voz humana é um instrumento que deve ser cuidado para que os sons sejam agradáveis e entendidos corretamente. Os exercícios de técnica vocal são especialmente úteis para as pessoas que utilizam a voz de maneira profissional como os locutores, atores, professores e todas as atividades que a voz cumpre uma função primordial.

A voz humana envolve um processo complexo. De fato, ao emitir um som atua conjuntamente com o diafragma, o abdome, as cordas vocais, o controle da respiração, a traqueia e a posição da língua. Se neste processo acontece algo inapropriado de maneira repetitiva, a voz acaba se ressentindo de alguma forma, por exemplo, com uma afonia.

Orientações gerais na declamação

Para que uma declamação seja correta, os especialistas em voz humana aconselham uma série de orientações gerais:

1) Fazer exercícios de respiração e controle mecânico das partes que envolvem a emissão dos sons;

2) Trenar a afinação correta da voz;

3) Melhorar a posição corporal para estabilizar os sons;

4) Entender a declamação como uma técnica e ao mesmo tempo como uma arte.

A declamação no teatro

O ator precisa da voz para conectar-se com o espectador. Neste sentido, sua voz é uma ferramenta imprescindível e quando há uma deficiência na manipulação da voz a qualidade da interpretação artística se vê afetada.

No processo de formação, os atores precisam se familiarizar com o método da declamação. A arte de declamar tem uma única importância na linguagem poética, já que a musicalidade da voz proporciona à poesia sua autêntica dimensão.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: