Para conhecer os níveis de vida de uma sociedade, a sociologia utiliza uma série de parâmetros ou indicadores objetivos que permitam fornecer uma visão geral sobre uma comunidade. Há todo o tipo de parâmetro, como o PIB, os quilômetros das rodovias, os níveis de escolaridade, a renda per capita, entre outros. No entanto, há dois indicadores que são de extrema importância: a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Os dados fornecidos por ambas expressam o nível de desenvolvimento humano de um país, pois se referem aos aspectos essenciais da condição humana: a vida e a morte.
Esta variável, também conhecida como taxa bruta de natalidade, é calculada quando se divide o número de nascimentos em um período determinado pelo número de habitantes, tudo isso multiplicado por mil. A alta taxa de natalidade ocorre quando está acima de 30 para cada mil habitantes em um ano, uma tolerância entre 15 e 30 e está em baixa quando está abaixo de 15. Este é um indicador que permite medir de forma objetiva a fertilidade, ou seja, o número médio de filhos de cada mulher em idade de procriar.
Os países com altas taxas de natalidade costumam ter um fraco desenvolvimento econômico e os países com baixa natalidade são os países desenvolvidos. Esta última circunstância é problemática, pois se o número de nascimentos for reduzido, a população tende a envelhecer.
Este indicador demográfico estabelece o número de falecimentos em uma população a cada mil habitantes durante um período determinado, normalmente em um ano. Em relação à fórmula matemática utilizada para estabelecer estes dados, o número de mortes é igual ao número de óbitos que ocorrem em um ano, divididos pelo total da população; tudo isso multiplicado por 1000. Este indicador é tecnicamente conhecido como taxa bruta de mortalidade.
Assim, em alguns países africanos, há uma superação de 20 mortes para cada mil habitantes em um ano, já em países como Alemanha ou Portugal esta taxa é reduzida pela metade, ou seja, 10 mortes para cada mil habitantes em um ano.
A taxa de mortalidade é também estudada em relação à população infantil menores de 5 anos. Nos países mais pobres, a maioria dos falecimentos infantis ocorre junto com os partos ou nos primeiros meses de vida. Normalmente as mortes ocorrem com doenças que poderiam ser prevenidas, como a malária e a pneumonia.
Imagem: Fotolia. theseamuss
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Taxa de Natalidade e Mortalidade. Em https://conceitos.com/taxa-natalidade-mortalidade/. São Paulo, Brasil.