Conceito » Educação » Tanatoestética e Tanatopraxia

Tanatoestética e Tanatopraxia - Conceito, o que é, Significado

A morte determina o final da vida. Geralmente, a pessoa sofre um processo de desgaste físico em sua última fase vital como consequência do envelhecimento ou de uma doença grave que leva a um triste final. Por meio da tanatoestética, os profissionais especialistas em maquiagem procurar dar ao cadáver uma imagem melhorada. Por outro lado, a tanatopraxia compreende métodos que buscam preservar o corpo como um todo.

Este aspecto é importante psicologicamente, uma vez que durante o velório as pessoas que comparecem para despedir-se do falecido aliviam sua dor quando reconhecem a pessoa em sua essência física. Ou seja, apesar de falecido, os familiares utilizam uma metáfora para exemplificar a situação do ente querido: "Parece que está dormindo". Diante desta perspectiva, a dor e o sofrimento são minimizados.

Preparação do cadáver

Geralmente, os maquiadores profissionais que trabalham neste setor específico recebem indicações dos familiares, que por conhecerem bem na vida do falecido podem dar informações importantes, como a escolha das roupas.

Por causa da morte, inclusive a partir dos primeiros instantes, o corpo começa a sofrer um processo de decomposição, assim, o especialista tem os conhecimentos necessários para tratar o cadáver, dando-lhe uma imagem natural. O velório é um dos rituais de despedida mais importantes para iniciar o processo de perda do ente querido. Por esta razão, este trabalho não é apenas estético, mas também psicológico e emocional.

Por meio da tanatopraxia é possível melhorar o estado de conservação do corpo após a morte do falecido durante certo período de tempo para que os mais próximos possam despedir-se da pessoa. Algumas pessoas preferem não ver o cadáver porque preferem lembrar a última imagem que tinham na vida.

Aliviar o impacto da dor

No entanto, o tanatopraxia torna possível que, precisamente, aquelas pessoas que desejam compartilhar um momento de despedida com o ser ausente podem guardar uma última imagem agradável. Isso é possível em boa parte graças à tanatopraxia.

Ambos os termos estão ligados porque fazem parte da linguagem dos serviços funerários. No entanto, os maquiadores que trabalham neste setor são responsáveis, por exemplo, por pentear o cabelo do falecido e de outros cuidados estéticos, como barbear ou cuidar das unhas. Pelo contrário, os tanatopractores são responsáveis pela desinfecção e manutenção do corpo. Esta tarefa ocorre antes do tratamento estético posterior.

Imagem: Photographee

Relacionados:

  1. Livro dos Mortos
  2. Post-mortem
  3. Morte Digna
  4. Múmia
  5. Ansiedade
  6. Depressão pós-parto
  7. Pessoa
  8. Morgue
  9. Autópsia
  10. Dor