Conceito de Autodesenvolvimento

AutodesenvolvimentoSem dúvida, toda pessoa é um ser único e exclusivo com um dom concreto, uma luz especial em sua essência, capacidade de superação infinita, inteligência para tomar a decisão correta, senso comum para escolher o conveniente e iniciativa. O autodesenvolvimento mostra o compromisso que uma pessoa assume consigo mesma em crescer como pessoa no cumprimento de novos objetivos.

Uma pessoa que tem o desejo de evoluir, ou seja, que quer crescer na vida; deve ter claro o seu objetivo e também o plano de ação que deseja realizar, isto é, saber os passos que deve dar para chegar aonde quer. O autodesenvolvimento está baseado na atitude proativa que reflete a iniciativa da busca pela felicidade e não delegar à mão de terceiros. É muito gratificante ter amigos e um amor, entretanto, ninguém pode tomar decisões por si mesmo.

O processo de desenvolvimento pessoal exige várias etapas. Em primeiro lugar, a pessoa tem que saber o quer mudar; em segundo, deve saber claramente o que pode fazer para melhorar; e em terceiro lugar, deve decidir aonde quer chegar. Uma pessoa com vontade de desenvolver-se e crescer na vida é aquela que tem expectativas e preocupações, que não fica estancada numa zona de conforto e cria asas para voar, ditado do ponto de vista metafórico.

Para potencializar o autodesenvolvimento, é importante aperfeiçoar-se, por exemplo, é conveniente ter vontade de aprender, fazendo cursos de formação, lendo livros, sendo observador, participando de palestras, de processos de coaching, etc.

Ao longo da vida, uma pessoa continua com a mesma identidade, entretanto, ela pode evoluir e mudar através de novas experiências, do grau de maturidade do momento, das circunstâncias pessoais, entre outras. O autodesenvolvimento pode remeter a dois planos de vida: o plano sentimental e o plano profissional.

Na vida, tudo muda e nada permanece, ou seja, a adaptação à mudança é uma premissa básica de vida otimista. Uma pessoa preocupada com o autodesenvolvimento mostra o desejo de alcançar novos objetivos, cumprir com suas metas, realizar os sonhos do coração e conseguir o melhor de si mesmo. Inclusive as pessoas idosas, até mesmo as com mais de oitenta anos, podem seguir crescendo.

Referencia autoral

Publicado em out., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/autodesenvolvimento/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato