Perseverança - Conceito, o que é, Significado

perseverancaDenomina-se perseverança à virtude que tende a manter um conjunto de atitudes e ações apesar das dificuldades e com o objetivo de obter algum beneficio. Dentro das empresas, é de grande importância um individuo comprometido, na medida em que todo projeto humano é repleto de incertezas. A perseverança é uma característica de muitos personagens famosos da história e que graças a ela atingiram certo grau de celebridade. Com o passar do tempo, se tornou notória a necessidade de ensinar seu valor para as crianças. De fato, a cultura atual é baseada em boa parte na busca de uma gratificação imediata e a perseverança se caracteriza por enfrentar as necessidades e dificuldades para conquistar uma gratificação maior ao longo do tempo.

A experiência humana é caracterizada pela busca constante de benefício seja para si mesmo como também para os outros. Este tipo de circunstância se vê em boa parte afetada por experiências negativas que nos afastam de projetos iniciais. A perseverança é a disposição do ser em superar as dificuldades, enfrentá-las com paciência e permanecer firme em sua decisão.

Houve importantes ensinamentos morais sobre este tópico na história da humanidade. Para nomear algum, podemos destacar Santo Inácio de Loyola, que em seus exercícios espirituais distingue a experiência humana em períodos de ânimo (chamados de consolações) e períodos de desânimo (chamados de desolações). As decisões de fato dos períodos de ânimo devem ser tomadas em momentos de paz para garantir uma melhor predisposição da mente; e os momentos de desânimo para exercitar a perseverança e manter firme o caminho traçado. Sendo assim, pode-se entender a importância da perseverança do ponto de vista religioso e moral.

É importante cultivar essa capacidade, independentemente das crenças que possuímos, uma vez que nos leva a uma infinidade de benefícios em longo prazo. Na verdade, qualquer decisão que tomarmos em relação às nossas vidas somente será possível com esforço contínuo e disciplina.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: