Os sonhos são, de acordo com especialistas, um claro reflexo das tensões e medos, alegrias e outros sentimentos que a pessoa nem sempre faz conscientemente, sendo assim a terapia de análise pode ser sempre uma boa ajuda.
Os sonhos são um elemento complexa da psique de cada ser humano e não é possível saber a ciência certa o que querem dizer, já que o significado ou simbolismo que possuem é muito profundo e depende não só de cada indivíduo, mas também do contexto sonhado, da situação familiar, do emprego, do casamento, etc.
Para entender o que são os sonhos, deve partir do fato de que os mesmos são únicos e que nenhuma pessoa pode sonhar exatamente o mesmo que outra pessoa. Isto se deve porque os sonhos acontecem através da informação que se encontra no inconsciente de cada indivíduo e se formam a partir do momento em que a pessoa dorme, ou seja, é o momento em que o consciente que se encontra em estado de vigília dá lugar ao inconsciente. Os sonhos são fantasias, representadas mais ou menos como reais e que têm a ver com os medos, traumas, tensões, alegrias e felicidade que uma pessoa acumula ao longo de sua vida.
Nestes casos, os pesadelos se tornam presentes de maneira imediata e podem estar ligados diretamente a uma tragédia sofrida. Entretanto, em outros casos, os sonhos podem mostrar uma relação aparente com a realidade momentânea do indivíduo, caso não tenha a ver com as questões e elementos de sua história emocional.
No entanto, esta é uma tarefa difícil, pois não há nenhuma explicação científica para entender o porquê dos sonhos de viagens, com disco voador, de amor ou de lágrimas.
Cada caso deve ser analisado de acordo com a pessoa e seu contexto, tratando de intuir através dos detalhes o que aflige uma pessoa e o que faz sonhar desse modo.
Imagem: Fotolia. Kakigori
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2016). Conceito de Sonhos. Em https://conceitos.com/sonhos/. São Paulo, Brasil.