Sonho Americano - Conceito, o que é, Significado

No início do século XVII, os colonos ingleses puritanos que estavam sendo perseguidos em seus territórios de origem se estabeleceram na costa leste dos Estados Unidos. Com o passar do tempo chegaram mais colonos europeus, principalmente alemães, holandeses e franceses. Nos séculos seguintes, houve uma onda migratória de todos os cantos do planeta. Os Estados Unidos são uma nação acolhedora, que dá oportunidade para milhões de pessoas.

É diante desse marco histórico que deve ser contextualizada a ideia do sonho americano, em inglês american dream. Como outros conceitos, este pode ser interpretado a partir de duas perspectivas diferenciadas.

Uma terra de acolhimento onde é possível sonhar com uma vida melhor

No geral os norte-americanos são orgulhosos de sua nação e de sua história. Este sentimento de orgulho é manifestado em alguns slogans nacionais, como "a terra das oportunidades" (the land of the opportunity), "o estilo de vida americano" (american way of life), o "destino manifesto" (manifest destiny) ou o próprio "sonho americano".

Para os novos habitantes que encontraram uma nova oportunidade, é possível afirmar que os Estados Unidos são uma nação onde os sonhos individuais podem tornar-se realidade.

São muitos os exemplos que enfatizam esta circunstância:

1) a chegada dos católicos irlandeses em 1848 no momento em que houve uma fraca colheita de batata na Irlanda;

2) a migração em massa de italianos nos séculos XIX e XX, quando tiveram que fugir de seu país devido às condições de miséria;

3) a chegada de judeus provenientes de todo o mundo que fugiam da perseguição em seus países de origem;

4) os exilados cubanos que se estabeleceram na Flórida fugindo da Revolução Cubana;

5) a migração procedente dos países nórdicos em tempos de fome;

6) o conjunto de grupos religiosos perseguidos em suas nações e que finalmente encontraram uma terra de acolhimento.

Nestes e em muitos outros casos não há dúvida que os Estados Unidos permitiram que o sonho por uma vida melhor fosse finalmente alcançado.

O american dream tem um lado diferente da moeda

Os escravos africanos que vieram para os Estados Unidos não realizaram nenhum sonho. Os trabalhadores chineses que construíram as linhas ferroviárias não viveram uma experiência de vida estimulante.

A febre do ouro na Califórnia atraiu centenas de milhares de imigrantes de todo o mundo, mas muito poucos alcançaram o "sonho californiano".

Todos os anos, milhares de latino-americanos que atravessam ilegalmente a fronteira são encontrados mortos, geralmente por hipotermia, afogamento ou desidratação.

Em todos estes casos o sonho americano tem sido realmente um pesadelo.

Imagem: Fotolia. Videogun

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: