A sintaxe de programação é o conjunto de normas que regulam e coordenam as diferentes variáveis e sua associação.
Na linguagem, a sintaxe é o conjunto de normas e leis combinatórias que estruturam a construção de orações e textos. A sintaxe se refere à inclusão do sujeito e predicado e ao papel das palavras em relação às outras. Na ciência da computação, a sintaxe compreende um conceito equivalente.
Para a informática, a sintaxe é um conjunto de normas que regem o trabalho que liga as diferentes variáveis que compõem as instruções de operação.
Em programação, existem três variáveis relevantes: a sintaxe, a semântica e a hierarquia.
A primeira tem a ver com uma linguagem de programação de um software ou sua aplicação pode ser entendida como uma série de caracteres em particular á combinação. A sintaxe está composta de regras que determinam se a combinação ou “string” é válida ou não, e, por conseguinte, operacional.
Dentro desta sintaxe também podem ser encontradas gramáticas e expressões regulares. Isso quer dizer que há caminhos comuns que são frequentemente utilizados por programadores na hora de trabalhar associando variáveis e caracteres.
Termos comuns quando se fala sobre a sintaxe de programação são: os identificadores, as palavras reservadas, as literais ou as constantes e os símbolos especiais.
É comum em determinadas aplicações ou programas recebermos um erro classificado pelo mesmo programa como “Erro de sintaxe”, isto se refere a uma falha na programação deste software ou a combinação das variáveis em seu uso.
Como usuários, ao executar uma operação ou comando, provavelmente veríamos um botão, menu ou opção. No entanto, no código de programação ou “backend” do programa ou aplicação, veríamos uma sintaxe particular de associação de caracteres.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2013). Conceito de Sintaxe (programação). Em https://conceitos.com/sintaxe-programacao/. São Paulo, Brasil.