Sabbat - Conceito, o que é, Significado

O Sabbat ou Shabat se refere a um dia especial da religião judaica. É um dia da semana na qual os fiéis desta religião devem descansar e este dia, mais especificamente, é o Sábado. A ideia fundamental do Sabbat é não realizar qualquer atividade de trabalho. Esta obrigação imita o comportamento de Deus, que também descansou um dia depois de criar o mundo, como afirma a tradição judaica e cristã na Bíblia.

Do ponto de vista etimológico, a palavra Sabbat significa literalmente descanso ou repouso. Seu significado vai além da proibição da atividade de trabalho, uma vez que não se pode cozinhar (a comida deve ser feita com antecedência), como também não se pode falar no telefone e acender a luz.

O Sabbat é uma celebração familiar na qual todos os membros se reúnem para comemorar este dia

Sua dimensão sagrada faz com que o Sabbat seja um dia especial de união familiar e respeito ao criador. Por este motivo, é um dia habitual para ler a Torá (Bíblia hebraica) e seus mandamentos.

A doutrina do Sabbat foi retirada do Êxodo, do capítulo 20 e versículos 8 ao 12. O cumprimento deste mandamento da Torá se estende a todas as variantes do judaísmo e, ao mesmo tempo, serve como modelo de dia de descanso entre os cristãos, neste caso o Domingo.

O simbolismo do Sabbat

O Sabbat simboliza o pacto de Deus com os hebreus. É um pacto para a eternidade, no sentido que deve sempre ser cumprido e respeitado por todas as gerações. O Sabbat representa o laço de união entre o Criador e o povo de Israel.

Da mesma forma o Sabbat tem uma dimensão histórica para os judeus. Assim, durante o período de Sabbat é lembrado o dia em que o povo judeu deixou de ser escravo no Egito e se dirigiu à Terra prometida, como se descreve no livro do Êxodo, o segundo livro da Bíblia.

O Sabbat simboliza o dia de descanso para qualquer homem ou mulher, seja proprietário ou escravo, patrão ou empregado, (até os animais não podem realizar tarefas em beneficio dos humanos). Com o Sabbat também se expressa a ideia de igualdade entre os seres humanos.

Imagem: iStock. chameleonseye

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: