Conceito de Rotina

Agustina Repetto | Fevereiro 2023
Licenciada em Psicologia

A rotina é um padrão de comportamento ou atividades que mantemos repetidamente ao longo do tempo. Pode abranger uma série de práticas diárias realizadas regularmente e sem muita variação, como escovar os dentes, tomar café da manhã, ir trabalhar ou fazer exercícios. Embora muitas vezes a associemos à monotonia e à falta de variedade, pesquisas científicas sugerem que uma rotina estável pode ter um impacto positivo em nossa saúde mental e bem-estar em geral. No entanto, é importante encontrar o equilíbrio certo entre rotina e a variabilidade para otimizar a saúde e o bem-estar na vida diária.

Benefícios da rotina

As rotinas podem fornecer estrutura e estabilidade em nosso cotidiano, o que impacta positivamente nossa qualidade de vida, permitindo que nos organizemos, economizemos tempo e energia e realizemos nossas tarefas diárias com mais eficiência. Vários estudos, realizados por psicólogos que investigam esse campo, descobriram que pessoas que têm rotinas armadas têm menos estresse e ansiedade. Isso pode ser devido ao fato de que estabelecer uma rotina pode reduzir sentimentos de incerteza, dando uma maior sensação de controle sobre a imprevisibilidade do futuro. Além disso, constatou-se que as pessoas que seguem suas rotinas têm mais chances de atingir seus objetivos.

As pesquisas também mostraram que a rotina pode melhorar a saúde física, uma vez que rotinas baseadas em hábitos saudáveis, como exercícios, dormir o suficiente e comer de forma saudável, ajudam a reduzir o risco de desenvolver muitas doenças.

É importante observar que a rotina pode ser útil para algumas pessoas, mas não para todas, pois algumas podem considerá-la limitante ou restritiva.

Desvantagens da rotina

Rotinas rígidas podem ter algumas desvantagens, como a de limitar a capacidade de adaptação ao ambiente. O mundo de hoje é caracterizado por turbulência e mudanças constantes, portanto, a falta de flexibilidade pode ter consequências negativas. Em particular, as rotinas pouco flexíveis podem nos impedir de ser criativos e inovadores, o que dificulta a resolução inteligente de alguns problemas. Também é possível que alguém preso a sua rotina tenha uma limitação em sua capacidade de ser espontâneo e aproveitar o momento presente, o que pode reduzir o grau de satisfação com a vida.

Como estabelecer uma rotina saudável

Para instituirmos uma rotina saudável é importante estabelecer quatro pilares básicos.

O primeiro pilar é definir uma hierarquia de necessidades que nos ajude a determinar para onde queremos ir, ou seja, visualizar o propósito maior de onde surgirão os objetivos específicos. Por exemplo, um objetivo geral pode ser ficar menos estressado.

O segundo pilar é dividir esse objetivo geral em objetivos específicos, claros e realistas que sejam alcançáveis. Continuando com o exemplo proposto, podemos pensar que existem várias metas que podem ser definidas visando reduzir o stress, como o aumento do espaço dedicado ao lazer e as atividades físicas. É importante lembrar que isso será feito de acordo com a agenda de cada pessoa e a disponibilidade real para introduzir as modificações necessárias, pois se forem definidos objetivos irreais ou inatingíveis, eles podem gerar sentimento de frustração e relutância, o que por sua vez contribui ao aumento da ansiedade e do estresse.

O terceiro pilar é fixar um horário predeterminado e regular para alocar às atividades. A frequência e a duração irão variar em relação à real capacidade da pessoa para realizá-los. No início é melhor estabelecer rotinas breves de atividade física para aos poucos ampliá-las de forma gradual e progressiva, pois a adoção de novos hábitos pode ser difícil e requer tempo e esforço. Por exemplo, em vez de tentar se exercitar uma hora por dia, é melhor começar com dez minutos por dia no início e aumentar gradualmente o tempo.

O quarto e último pilar é nos recompensarmos por nossas conquistas. De acordo com a teoria comportamental, há uma probabilidade maior de que um comportamento seja repetido se for recompensado. É importante que as recompensas sejam significativas para nós. Por exemplo, uma recompensa pode ser assistir a um filme.

Por fim, cabe destacar que, embora esses pilares sejam úteis para estabelecer uma rotina, cada pessoa é única e pode exigir ajustes de acordo com suas necessidades e circunstâncias pessoais. É importante lembrar que a maioria das coisas que queremos mudar ou melhorar em nossas vidas exigirão esforço, dedicação e perseverança e que é mais fácil alcançá-lo se estabelecermos objetivos realistas que representem pequenas mudanças em nossa vida diária e nos proporcione gratificações mais imediatas.

Artigo de: Agustina Repetto. Graduada em Psicologia, pela Universidade Nacional de Mar del Plata. Atualmente é pós-graduanda em Sexualidade Humana: sexologia clínica e educacional a partir da Perspectiva de Gênero e Direitos Humanos.

Referencia autoral (APA): Repetto, A.. (Fevereiro 2023). Conceito de Rotina. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/rotina/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre