Conceito » Cultura » Relação Aberta

Relação Aberta - Conceito, o que é, Significado

A relação de um casal é um vínculo que há entre as duas partes. Além dos convencionalismos sociais, influenciadas também por questões culturais ou religiosas, o código acordado entre os dois lados pactuam uma relação totalmente livre e de acordo mútuo. Existem casais que são abertos, isso significa que não dão muito valor à fidelidade.

Isto é, são pessoas que não fecham as portas para manter relações paralelas e esporádicas fora de sua relação, sem que isso afete a confiança mútua. Para que uma relação deste tipo funcione, ambos precisam estar totalmente de acordo em assumir as cartas do jogo, caso contrário, quem discorde não se frustrará.

Normas do jogo

Duas pessoas que mantêm um relacionamento aberto diferenciam o amor do sexo. Ou seja, afirmam que se gostam e mesmo assim mantém relação com outras pessoas, sendo algo puramente físico, um sexo momentâneo que não tem maior significado em suas vidas. Essas pessoas que mantém um relacionamento aberto desejam viver fortes emoções e aventuras intensas, pois não querem viver com apenas uma pessoa.

Deve-se salientar que o fato de uma pessoa manter uma vida paralela e em segredo não significa que essa relação é aberta. Para estabelecer este tipo de relação ambos devem ter claras as regras, cada um deve saber o que o outro faz e assumir.

A verdade é que não é fácil manter uma relação deste tipo, esta é uma das razões pelas quais muitas pessoas acham difícil consolidar um amor deste modo.

No cinema, alguns filmes refletem sobre as relações abertas. Por exemplo, Tom Cruise e Nicole Kidman protagonizaram “De Olhos Bem Fechados”.

Conceito antropológico de liberdade

Do ponto de vista filosófico, não se deve confundir uma relação aberta com um relacionamento livre, no sentido de interpretar a liberdade como um fazer o que quer. Duas pessoas que se amam e assumem a fidelidade e o respeito mútuo também são livres de fato, trata-se de uma relação muito mais construtiva em termos afetivos.

Algumas pessoas iniciam uma relação aberta pela primeira vez com o desejo de deixar livre seu instinto, no entanto, em algum momento, descobrem que não é tão fácil manter esta filosofia de vida por longo tempo. Casais que mantêm uma relação deste tipo acreditam que podem separar facilmente o amor de suas aventuras fora do relacionamento.

Imagem: Fotolia. Victoria m

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: