A rejeição é uma reação pessoal que pode acontecer em contextos bem diferentes. Por exemplo, no contexto sentimental, a rejeição ocorre quando uma pessoa declara seus sentimentos, abre seu coração e o interlocutor afirma que não sente o mesmo.
Desta forma, as expectativas do apaixonado acabam por completo porque não há um feedback de reciprocidade desse “dar e receber” que é essencial para uma relação de casal.
A rejeição sentimental é um dos sentimentos que mais causam dor interior, uma vez que este desprezo causa uma transformação nos sentimentos do apaixonado que deve assimilar esta informação e integrar os sentimentos do outro em seu mundo para viver esta história com a objetividade de como as coisas são além do desejo pessoal. O amor próprio contrasta com a indiferença do outro, assim, estes dois pontos de vista irreconciliáveis mostram a essência da rejeição que machuca o coração daquele que se sente magoado.
Do ponto de vista ético, a rejeição pode ser também um ponto de vista pessoal diante de uma ideia que vai contra seus próprios valores pessoais. Por exemplo, aqueles que avaliam a infidelidade como um valor fundamental para uma relação de um casal podem sentir rejeição por ser contrário aos seus valores éticos.
Do ponto de vista social, o assédio mostra também como a rejeição perante um grupo de amigos pode fazer mal à vítima. Desta forma, a vítima se sente rejeitada pelos demais, isolada de seu ambiente e triste com o acontecimento.
Na comunicação interpessoal, quando acontece uma discussão que não tem um ponto de encontro, cada um pode rejeitar a oposição do outro. Por exemplo, uma pessoa pode realizar uma proposta e o outro simplesmente rejeitar.
A rejeição pode acontecer também em contextos totalmente diferentes como nas relações de gostos pessoais. Uma pessoa pode sentir rejeição de um alimento que não gosta e evitar integrá-lo em seu cardápio diário. Neste caso, a rejeição pode ser por causa de nojo de algum ingrediente.
Foto: iStock – Christopher Futcher
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2015). Conceito de Rejeição. Em https://conceitos.com/rejeicao/. São Paulo, Brasil.