Lesbofobia - Conceito, o que é, Significado

As relações amorosas entre mulheres são conhecidas pelo termo lesbianismo. Por outro lado, fobia é a conduta que manifesta rejeição ou medo de algo.

Consequentemente, o termo lesbofobia expressa aversão às mulheres que têm inclinações sexuais e afetivas por outras mulheres.

Uma forma de violência contra as mulheres

A homossexualidade tem duas versões: a masculina e a feminina. Aqueles que se opõem a esse fato são homofóbicos. Desta forma, a lesbofobia é um tipo de homofobia especificamente destinado às mulheres que vivem sua sexualidade distante da tendência heterossexual.

As lésbicas, também conhecidas como sapatonas, bolachas, entre outros termos depreciativos, foram e continuam sendo atacadas por alguns setores da sociedade. O desprezo por elas se manifesta de maneiras bem diferentes: insultos, agressão física, exclusão no trabalho ou invisibilidade nos meios de comunicação.

Paralelamente, a lesbofobia procura justificar-se através de argumentos que afirmam que o amor entre as mulheres é uma doença ou um desvio patológico. Do ponto de vista moral, a pessoa que tem lesbofobia acredita que o vínculo afetivo entre mulheres é uma aberração, um pecado e uma imoralidade.

Em suma, todas as expressões transmitem uma dose de violência. Em certas ocasiões, a violência é explícita e na maioria dos casos se trata de uma violência invisível e sutil. De qualquer forma, os grupos LGTBI afirmam que a inclinação sexual das pessoas não é motivo de discriminação em nenhum sentido.

Transfobia, bifobia e homofobia

A transfobia se refere a toda atitude de rejeição contra os transexuais, ou seja, àqueles cujo gênero não corresponde a sua identidade sexual.

Quando a aversão ou rejeição se destina às pessoas com tendências bissexuais, fala-se de bifobia. Já a palavra homofobia se refere ao repúdio ou rejeição contra qualquer forma de homossexualidade.

Outras fobias contra as pessoas

A Caliginefobia, também conhecida como Complexo de Alice ou Venustrafobia, se refere ao medo de mulher bonita. Este tipo de fobia é uma modalidade da Ginofobia ou aversão às mulheres em geral.

Quando a fobia é dirigida a pessoas gordas se trata de uma obesofobia. No entanto, quando o medo ou a rejeição se refere às pessoas como um todo, trata-se de uma antropofobia.

Imagem: Fotolia. Norwayblue

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: