O termo recomendação assume vários usos de acordo com o contexto empregado. Um dos mais utilizados é aquele que se refere ao conselho, ou de outra forma, a uma advertência. Apesar das várias recomendações em relação ao perigo de transitar por essa rua durante a noite, João não ouviu nossos conselhos e lamentavelmente foi assaltado. E outro uso da palavra recomendação se refere ao trato de favor, por influência ou vantagem de conseguir algo que está buscando, seja um emprego, uma bolsa de estudo, um título de um clube esportivo, entre outros.
É comum que nas áreas trabalhistas, por exemplo, encontramos com alguém ou um colega que foi admitido exclusivamente por recomendação, ou seja, em sua contratação não foi exigida experiência trabalhista anterior, nem estudos ou qualquer outra capacitação especial, mas que em realidade foi contratado por um personagem de influência e poder que decidiu contratá-lo.
Esta situação é habitual nas áreas do Estado, onde muitas vezes a relação de amizade ou parentesco com alguém de poder determina um cargo de trabalho. Não deveria ser assim, mas é uma realidade que predomina em grande parte do mundo.
No entanto, esta situação pode ser grave para a integridade dos outros e do bem comum, uma vez que apesar da perícia para ocupar uma posição, prima à relação que você tem com alguém próximo ao poder.
A carta de recomendação é a principal ferramenta que um indivíduo possui na hora de conseguir um emprego, uma bolsa de estudo, um crédito bancário, a vaga de um colégio, etc. É nela que uma pessoa que apresenta um importante destaque social, trabalhista ou acadêmico, recomenda a outra, sendo justamente seus dotes trabalhistas, intelectuais, morais, entre outros, que vão incidir positivamente para que essa pessoa recomendada seja escolhida para ocupar o cargo.
Em muitas ocasiões a carta de recomendação assinada por uma pessoa notável e respeitada em sua área, é a principal maneira para ter acesso a um cargo ou uma melhor oportunidade.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2014). Conceito de Recomendação. Em https://conceitos.com/recomendacao/. São Paulo, Brasil.