Conceito » Alimentação » Anabolismo

Anabolismo - Conceito, o que é, Significado

É o conjunto de processos metabólicos na qual resultam substâncias complexas, partindo de outras mais simples. O termo tem origem grega e, dentro deste contexto, "ana" equivale à "acima". Já "catabolismo" se refere ao processo contrário: é a transformação de moléculas complexas em outras muito mais simples, promovendo o armazenamento de energia química.

Importância deste processo no esporte

É importante mencionar que o anabolismo e o catabolismo têm uma importância especial no esporte, especialmente no atletismo e no fisiculturismo, permitindo explicar as causas da perda ou ganho de massa muscular, questão tão preciosa nestas práticas.

Como observado acima, os processos de anabolismo e catabolismo ocorrem naturalmente e são permanentemente ativos. No entanto, no caso de um indivíduo que se dedica a estas práticas há uma maior atenção para o anabolismo.

Com exceção das bactérias e de algumas plantas ou animais, os seres humanos se alimentam de outros para sobreviver. Os nutrientes ingeridos são simplificados e o processo o anabolismo facilita a tarefa de incorporação ao organismo para manter satisfatoriamente as funções vitais e reconstruir tecidos.

Mas se acontecer de a pessoa não incorporar nutrientes como corresponde, por qualquer motivo que seja, o organismo em questão, com sua intenção de sobreviver, destrói os tecidos para conseguir a energia que precisa. Os músculos começam a diminuir porque a energia será posta para manter ativo o sistema nervoso em primeira instância.

Entendida esta relevância do anabolismo no que diz respeito à construção de um organismo é importante que se promova em casos de atletas de alto rendimento ou de fisiculturistas.

A principal recomendação para alcançar este objetivo é que os atletas consumiam alimentos com alto grau de nutrientes em sua composição e que esse consumo seja constante durante toda jornada.

Desta maneira, o organismo garante a energia necessária para poder crescer e desenvolver-se como deveria.

Imagem: Fotolia. bondarchik

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: