Conceito » Aprender » Psicossocial

Psicossocial - Conceito, o que é, Significado

PsicossocialO verdadeiro saber é interdisciplinar principalmente quando se trata de compreender melhor o ser humano. Um ramo de estudo essencial para compreender o comportamento humano é a psicologia e a sociologia. Desta forma, surge a psicologia social que tem o ser humano como objeto de estudo, desde que esteja integrado a um contexto social, ou seja, como parte de um grupo. O ser humano como indivíduo é influenciado pela vida em sociedade.

Desta forma, a psicologia social analisa fatores importantes como a cultura. Existem certas ações que têm um significado específico para cada cultura, já no caso de interpretação fora dessa cultura apresentam um valor diferente. Isso mostra o relativismo cultural como uma realidade, mas ao mesmo tempo, mostra como o fato de pertencer a uma cultura também influencia o modo de pensar e sentir de um indivíduo em particular que não pode ser excluído do ambiente que vive.

Do ponto de vista da psicologia social, as normas culturais que são respeitadas pelo povo têm um valor muito importante para as pessoas que, desta forma, se veem condicionados por algo externo a si próprio. Isso não significa que o ser humano não é livre, mas que está condicionado a estas crenças sociais.

Viver em sociedade pode influenciar de forma negativa como mostram os temores universais e os medos pessoais. Há pessoas que não vivem a vida que realmente desejam porque têm medo de serem julgadas por uma decisão qualquer. Viver em sociedade é uma riqueza pessoal porque a essência do ser humano é relacional, entretanto, é importante para aumentar a liberdade individual diante de qualquer condicionamento social negativo.

Uma sociedade feliz é aquela que apresenta muitas pessoas donas do seu próprio destino, que são felizes e sabem o que querem. Portanto, cada indivíduo deve fazer a sua parte realizando ações positivas para o mundo através de atos de bondade.

Apesar de todo ser humano viver em sociedade, a realidade é que cada pessoa tem uma forma de ser e um comportamento em particular. Por exemplo, há pessoas que são muito sociáveis e têm muitas habilidades sociais, enquanto outras são mais recatadas e buscam espaços de solidão.

Relacionados:

  1. Antropologia Social
  2. Social
  3. Sociedade
  4. Psicologia Cognitiva
  5. Personalidade
  6. Indivíduo
  7. Psicologia
  8. Psicologia Social
  9. Neobehaviorismo
  10. Psicologia Científica