A psicologia é uma disciplina que conta com diferentes ramos de estudo. Assim, a psicologia como disciplina pode ter a empresa também como objeto de estudo como mostra a psicologia empresarial ou organizacional aplicadas ao contexto das organizações.
A psicologia empresarial oferece assessoria às empresas em algumas tarefas específicas, por exemplo, a realização dos processos de seleção com o objetivo de escolher o melhor candidato de acordo com as necessidades que se precisa para determinado posto de trabalho.
Existem algumas provas que devem ser analisadas por um psicólogo, por exemplo, o teste de personalidade que em certas ocasiões é utilizado nos processos seletivos com o objetivo de conhecer melhor o modo de ser de um candidato.
A formação contínua é também uma ferramenta muito importante para motivar os trabalhadores. A partir deste ponto de vista, a psicologia empresarial pode atender também ao trabalho de capacitação profissional com o objetivo de potencializar o talento dos trabalhadores através de meios específicos.
Uma empresa é formada por pessoas, por isso a psicologia empresarial atende especialmente ao fator humano do negócio. Por exemplo, a psicologia empresarial ajuda a melhorar as relações interpessoais no contexto profissional.
À medida que os profissionais são mais felizes também melhora seu nível de satisfação na empresa e seu rendimento de trabalho. A psicologia organizacional reflete também sobre as medidas necessárias para potencializar esta felicidade nos empregados, uma vez que as empresas que têm maior êxito são aquelas que não descuidam desta área.
O marketing é um fator fundamental para uma empresa que pretende conhecer-se através da promoção eficaz. A partir deste ponto de vista, o marketing como processo de comunicação leva em conta as emoções e os sentimentos como uma forma eficaz de transmitir sensações na publicidade.
Por isso, a colaboração da psicologia empresarial nos trabalhos de marketing pode abrir portas para um negócio, uma vez que a psicologia é a ciência que reflete sobre o comportamento humano e também sobre os hábitos de consumo dos clientes com o objetivo de fazer chegar uma mensagem ao público alvo.
Foto: iStock, DNY59
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2015). Conceito de Psicologia Empresarial. Em https://conceitos.com/psicologia-empresarial/. São Paulo, Brasil.