Povo - Conceito, o que é, Significado

PovoDenomina-se povo às pessoas que em conjunto formam uma nação ou uma comunidade de menor escala. Este conceito apresentou diferentes conotações ao longo da história desde a antiguidade. Assim, cada momento atribuiu um determinado papel na história. Sem dúvida, o povo é o ambiente onde acontecem os principais movimentos e que repercutem com o tempo.

Na Grécia Antiga, o povo era aquele que apresentava o poder em uma cidade-estado, sendo assim o germe das democracias modernas. No entanto, através da perspectiva grega, esta condição de cidadão apenas pertencia aos homens adultos que não eram estrangeiros nem escravos. Neste caso, o povo se integrava principalmente às famílias aristocráticas.

Em relação a Roma, o povo era constituído por pessoas de relevância social; de certa forma, pode ser a antítese do observado na Grécia. Neste caso, as famílias aristocráticas se diziam descendentes de antigos heróis mitológicos, muitos com filiação divina. O povo era o conjunto de pessoas isentas a esta linhagem legendária.

Na Idade Média, o povo se identificava com os camponeses. Após as invasões bárbaras, formou-se uma organização feudal da sociedade, que consistia em um predomínio de autoridades locais sobre uma autoridade central. Esta autoridade local era de um nobre ou senhor feudal com terras onde os camponeses trabalhavam em troca de receber parte desta produção e proteção em caso de um ataque externo. Esta classe social constituída de lavradores era a que determinava fundamentalmente o povo.

Com o passar do tempo, a autoridade predominante voltou a centralizar-se no rei, sendo todos os habitantes de seu reinado considerados súditos. Nesta etapa histórica, os súditos são “o povo”, independente de sua condição de nobres ou camponeses.

Finalmente, na Idade Contemporânea, o povo se tornou protagonista da organização política. É o século das revoluções liberais que tenta representar a realidade de muitos princípios do Iluminismo. Neste momento histórico, o povo é o responsável pela soberania e a fonte que emana o poder. Esta concepção é representada de forma categórica e com transcendência na independência dos Estados Unidos. Assim, o povo é o sujeito da história que elege através do voto os indivíduos que vão exercer o poder.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: