Conceito » Alimentação » Polifagia

Conceito de Polifagia

A alimentação é um dos pilares do bem-estar do organismo humano. No entanto, podem ocorrer diferentes patologias relacionadas à alimentação. Por exemplo, a polifagia: uma condição que leva o paciente a sentir fome de maneira compulsiva e regular, deste modo, ele come em excesso, em doses não recomendas e ganha peso.

Causas a serem observadas

Este desejo de comer como consequência da fome excessiva pode ser causa de diferentes fatores, tais como as causas hormonais, ou ainda, por fatores psicológicos. A pessoa que sofre desta patologia foca sua rotina principalmente em satisfazer este desejo de comer. E não satisfeita, ela come em grandes quantidades. No entanto, trata-se de uma satisfação momentânea. A polifagia produz constantes mudanças no humor da pessoa.

Um dos motivos mais frequentes da polifagia é a ansiedade

Por exemplo, há uma grande diferença entre comer por fome ou por ansiedade. No entanto, muitas vezes, os pacientes que convivem com a ansiedade levam um tempo para identificar que a comida é apenas um desejo para preencher um vazio interior. Em muitos casos, é necessário apoio psicológico para superar este problema emocional a fim do paciente aprender a identificar as emoções e os sentimentos que estão por detrás do impulso de comer.

Em outros casos, esta mudança nos hábitos alimentares e o aumento de apetite descontrolado também pode ser um efeito colateral em relação à tomada de medicamentos. Neste caso, o médico pode receitar ao paciente um tratamento diferente ou reduzir a dose da medicação que estava tomando. No entanto, o paciente nunca deve tomar um medicamento por conta própria decisão. Qualquer alteração deve ser realizada sob a supervisão do profissional.

Em alguns casos, por exemplo, durante a gravidez, a polifagia pode ser causa de uma mudança hormonal. Durante a gestação é comum que as mulheres grávidas sintam mais apetite e desejos durante o primeiro e terceiro trimestre da gravidez. Neste caso, os dados são contextualizados em um contexto particular.

Quando a fome se concentra na mente

Neste tipo de situação, o desejo de comer vem acompanhado de atender urgentemente suas necessidades psicológicas, mais do que as físicas. Assim ocorre, por exemplo, quando a polifagia é causada pelo estresse ou pela depressão.

Imagem: Fotolia. Bobb Klissourski

Relacionados:

  1. Potomania
  2. Sonolência
  3. Crudívoros (Crudivorismo)
  4. Ortorexia
  5. Ansiedade
  6. Emoções Básicas
  7. Transtorno de Angústia
  8. Pirâmide Alimentar
  9. Coitofobia
  10. Alcoorexia