Conceito » Política » Plurinacionalismo

Plurinacionalismo - Conceito, o que é, Significado

Os Estados definem e sempre definiram profundamente a identidade das pessoas que fazem parte do território que governam. Este fato, no entanto, iniciou recentemente a ser discutido há pouco tempo a partir do momento que se entende que dentro de um espaço político e social possa existir diferentes e diversas identidades nacionais. Daí surge o interesse pelo conceito plurinacionalismo.

Começando a entender o conceito plurinacionalismo

Para começar, devemos entender o que representa a ideia de plurinacionalismo. É muito simples, o mesmo que se refere à noção de uma pluralidade de nacionalidades. Isto pode ser entendido de diversas maneiras. Por um lado, pode fazer referência à possibilidade de um indivíduo ter várias nacionalidades, uma opção legal de acordo com as construções de identidade de cada país.

O termo costuma estar vinculado hoje em dia com a possibilidade de um Estado reconhecer que dentro do seu território existem diferentes identidades nacionais e que as mesmas devem ser respeitadas por igual. São poucos os países e Estados que realizaram este trabalho de aceitação e agora veremos os motivos.

O Estado nacional versus o Estado plurinacional

O surgimento do Estado moderno tem suas raízes mais profundas na criação da ideia de uma nação. A nação pode ser entendida como uma comunidade de pessoas com traços em comum, tradições, história, linguagem, símbolos e regras de convivência similares. A construção da ideia de nação realizada no Ocidente há séculos é algo que hoje se estabelece como uma verdade pouco discutível: cada país tem sua ideia de nação mais ou menos elaborada e reproduzida pelos meios de comunicação, formas culturais, aspectos políticos, simbologias, etc.

A construção do Estado nação é também o que permite a uma sociedade diferenciar-se dos outros países do mundo. Em oposição a esta ideia surgiu relativamente há pouco tempo a ideia dos Estados plurinacionalistas ou plurinacionalismo, ambas as ideologias entendem que dentro de um país ou território podem existir não só uma, mas várias identidades nacionais e que todas devem ser levadas em conta na hora de construir a convivência.

Características do plurinacionalismo

Como mencionado, o plurinacionalismo estabelece que dentro de um território, um país ou uma comunidade podem existir inúmeras identidades que não necessariamente estejam relacionadas entre si, portanto, podem ser muitas vezes conflitantes.

Isso é muito comum em regiões onde a divisão política foi arbitrariamente estabelecida a partir de posições de poder, mas independentemente da distribuição efetiva de grupos étnicos ou comunidades, como acontece em grande parte do continente africano, em muitas regiões do Oriente Médio, grande parte da América Latina e inclusive na Europa com alguns países que mostram conflitos de identidade significativa.

É por isso que hoje em dia, através de locais de discussão e debate político ou regional começou a impulsionar a ideia de Estados plurinacionais, estes que integram as diferentes realidades de cada comunidade e se tornam parte da atividade política, econômica, social e cultural de Estado.

Imagem: Fotolia. meowu

Relacionados:

  1. Nação
  2. Identidade Pessoal
  3. Território
  4. Identidade Coletiva
  5. Pátria
  6. Mapa Político
  7. Federalismo
  8. Cidadão
  9. Dupla Nacionalidade
  10. Travestismo