Os piolhos são insetos muito pequenos que têm a tendência de buscar o pelo dos animais ou das pessoas. Afetam especialmente as crianças, mas também podem atingir os adultos.
O ovo do piolho se chama lêndea e leva aproximadamente uma semana para se abrir. A partir daí se torna uma ninfa, que é um piolho minúsculo que em cerca de 10 dias se torna definitivamente um piolho. Naturalmente, as lêndeas e os piolhos devem ser removidos do cabelo, pois causam desconforto e coceira.
Embora existam vários procedimentos para sua eliminação, a técnica mais comum consiste em separar o cabelo em quatro seções e cada uma delas é revisada para comprovar se há vestígios de lêndeas ou piolhos. Este tipo de avaliação é feito quando há indícios de insetos encontrados nos cabelos. Deve-se destacar que a coceira no cabelo nem sempre está relacionada com os piolhos, uma vez que podem ser devido a outras causas (por exemplo, caspa ou nervos).
Existe um tipo de pente fino especial que serve para eliminar os piolhos e lêndeas, através dele os mesmos são arrastados e removidos. Assim mesmo, são utilizados alguns produtos que servem como repelente (o óleo da árvore do chá é um dos mais comuns).
Um das lendas mais comuns sobre os piolhos é que estes animais voam e saltam. Na verdade, eles são transmitidos apenas pelo contato direto entre uma cabeça e outra. Por esta razão, as crianças que brincam juntas normalmente transmitem de umas para outras.
Vivem aproximadamente 33 dias, mas fora da cabeça apenas entre 24 e 48 horas, pois precisam do calor e da umidade do cabelo para sobreviver.
Os piolhos costumam penetrar o cabelo limpo e não sujo. Estes insetos têm uma substância pegajosa que se adapta melhor ao cabelo limpo. O uso de laquês ou gel no cabelo são elementos que atuam como repelente de piolhos.
A coceira causada por estes insetos se deve porque se alimentam do sangue que circula pelo couro cabeludo. A parte da cabeça que normalmente habitam é a nuca ou atrás das orelhas, pois é o lugar onde encontram ótimas condições de umidade e calor.
Imagem: Fotolia. Travel_Master
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Piolhos (Lêndeas). Em https://conceitos.com/piolhos/. São Paulo, Brasil.