O pensamento é uma das questões diferenciais existente no ser humano em relação aos outros seres do universo. Ter a capacidade de pensar e refletir é um valor que está conectado diretamente com a busca pela felicidade, este sentimento que move o coração humano. O pensamento pode ser interpretado de forma individualista de maneira que cada ser humano tem seu próprio critério, sua forma de pensar e personalidade como mostra a capacidade de tomar decisões. Entretanto, o pensamento pode ser interpretado também de formal grupal e comunitária graças a uma corrente filosófica que surgiu no século XX como forma de resposta contrária a uma sociedade individualista que governava com a soberania do “eu”.
A partir do ponto de vista do pensamento comunitário são refletidas as normas essenciais que devem reger o bem-estar de uma comunidade. A relação entre a individualidade e o grupo é constante e fundamental para refletir sobre os interesses pessoais, mas também para compartilhar os interesses de todo grupo.
O comunitarismo é uma escola filosófica que foca sua atenção na análise da sociedade e não no indivíduo isolado. Entretanto, vale ressaltar que esta escola filosófica não é oposta ao liberalismo embora haja um debate intenso entre ambas as disciplinas. Deste modo, o comunitarismo insiste no papel importante da comunidade em formar e educar os indivíduos, ou seja, existe um fundamento que é trabalhar corretamente e uma responsabilidade que cabe a cada um dos componentes dessa comunidade por ter uma atitude exemplar.
Por outro lado, o comunitarismo ideológico que é diferente do filosófico coloca o foco de atenção na capacidade de decisão de um grupo majoritário para tomar as decisões em relação a um grupo reduzido de pessoas.
Do ponto de vista do pensamento comunitário, a relação entre a individualidade e o coletivo se relaciona da seguinte maneira: o indivíduo deve respeitar a ordem geral da mesma forma que é respeitada sua própria autonomia e liberdade pessoal. Deste modo, é criada uma ordem de direitos e deveres compartilhados.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2015). Conceito de Pensamento Comunitário. Em https://conceitos.com/pensamento-comunitario/. São Paulo, Brasil.