Conceito » História » Górgona

Górgona - Conceito, o que é, Significado

No contexto da mitologia grega, górgona é um ser do submundo em forma uma mulher. Esta criatura é descrita com uma aparência impressionante: serpentes em vez de cabelos, dentes grandes e pontiagudos como os caninos, asas douradas que lhes permitiam voar e garras de cobre.

Na tradição mitológica são entendidas como monstros que espreitam os homens, que quando olham nos seus olhos acabam petrificados pelo efeito mágico do seu olhar. Estas criaturas possuem poderes físicos e mentais extraordinários e têm o dom da cura. Neste sentido, o sangue que vem do seu lado direito é curativo, mas o que vem do lado esquerdo é um veneno letal.

Medusa é a mais conhecida

Esteno, Euríale e Medusa são as três figuras lendárias. São filhas de dois deuses marinhos Fórcis e Ceto e apenas uma de suas filhas é mortal, Medusa. Nos relatos de Hesíodo, costuma-se dizer originariamente que Medusa era um ser de grande beleza que vivia no templo de Atena. Seu atrativo despertou o interesse do deus Poseidon que acabou violando-a.

A deusa Atena ficou irritada com Medusa por ter manchando seu templo e, por esta razão, transformou-a em um ser monstruoso com serpentes em vez de cabelos e com um olhar penetrante na qual era possível petrificar qualquer um que ousasse olhar para ela.

Medusa foi banida para uma terra distante, conhecida como Hiperbórea e quando a deusa Atena soube que ela estava grávida de Poseidon ficou tão enfurecida que enviou Perseu para acabar com sua vida. Perseu obedeceu às ordens e cortou a cabeça de Medusa enquanto a mesma dormia. Do seu pescoço ensanguentado nasceram duas criaturas: o cavalo Pégaso e o gigante dourado Crisaor.

O mito de Medusa faz parte da história da arte e, ao mesmo tempo, é um ícone do movimento feminista.

Outras criaturas estranhas

Além de deuses, ninfas e heróis, a mitologia grega conta com todo tipo de seres fantásticos. Entre eles podemos destacar as seguintes criaturas: centauros, sereias, ciclopes, hecatônquiros, tritões ou harpias.

Os centauros têm o tronco de um ser humano e o restante do corpo de um cavalo. As sirenas são um híbrido de mulher e peixe. Os ciclopes são gigantes com apenas um olho na testa. Os hecatônquiros são gigantes com muitos braços e cabeças. Os tritões são a versão masculina das sereias. Por último, existem mulheres com asas e garras afiadas conhecidas como harpias.

Imagem: Fotolia. aen_seidhe

Relacionados:

  1. Medusa
  2. Pégaso
  3. Elfos
  4. Carcharodon Megalodon
  5. Ninfas
  6. Cérbero
  7. Shinigami
  8. Harpia
  9. Íncubo
  10. Efeito Pigmalião - Galateia