Conceito » Psicologia » Padrão de Beleza

Padrão de Beleza - Conceito, o que é, Significado

A palavra padrão é empregada para designar uma regra ou um modelo de algo. A beleza também tem seus critérios e regras. Do ponto de vista histórico, o padrão de beleza nunca deixou de evoluir e o que antes era considerado belo hoje em dia pode ser feio ou desagradável.

O padrão de beleza em determinados períodos da história

- Entre os egípcios antigos, as mulheres charmosas eram aquelas que escondiam o rosto do sol, maquiavam a face e os olhos, usavam perucas e realizavam todo tipo de cuidado corporal para exaltar seus encantos.

- Na Grécia antiga, um homem era considerado bonito ou kaloskagathos se tivesse um corpo harmonioso, proporcional e simétrico, como se destaca em "O Discóbolo" (lançador de discos), famosa escultura de Miron de Eléutereas.

- O conceito beleza feminina na Idade Média tinha os seguintes critérios: cabelos longos, pele branca, lábios finos, testa grande, quadris estreitos e seios pequenos.

- Na Belle Epoque (Bela Época) a mulher considerada atraente era aquela que tinha a silhueta em forma de S: com um generoso busto, cintura fina e quadris largos. Para conseguir este efeito eram usados espartilhos para manter a sua cintura comprimida.

- As gueixas do século XIX e início do século XX representavam o modelo perfeito da beleza feminina na cultura japonesa. Seu rosto tinha a aparência muito branca pelo efeito da maquiagem, seus pés deviam ser pequenos e o cabelo precisava brilhar com grandes enfeites (os kanzashis).

O ideal de beleza masculina ou feminina está sujeito a mudanças constantes e a todo tipo de moda que se impõe em certos setores da sociedade

Algumas décadas atrás as tatuagens eram vistas no mundo ocidental como um adorno corporal de má reputação e pouco valor estético; já nos últimos anos a moda da tatuagem se tornou um símbolo estético altamente valorizado. De qualquer forma, tanto o homem como a mulher que cumprem o padrão de beleza de cada época se tornam um modelo de beleza erótica e no caso de ser uma celebridade é rotulada como símbolo sexual.

Como o amor, o conceito beleza é complexo de se enquadrar

Apesar disso, pode-se dizer que alguém ou algo é belo quando se estimula os sentidos. Em outras palavras, bonito é tudo aquilo que nos causa forte emoção. Obviamente, a ideia de beleza depende da cultura em que se vive, da idade, do sexo e da apreciação subjetiva de cada indivíduo.

Imagem: Fotolia. vanias

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: