O termo operário se refere às seguintes questões: aquele que trabalha, aos trabalhadores e a tudo que está relacionado aos mesmos. De todas as maneiras, é mais utilizado para referir-se ao trabalhador manual assalariado, conhecido também popularmente como peão de fábrica.
O operário costuma trabalhar em obras, em qualquer tipo de construção como casas e edifícios, como também nos mais variados tipos de conserto e manutenção como rodovias e pavimentos. “Os três operários que contratamos não conseguiram finalizar as obras, por isso estendemos por mais alguns dias”.
Outra área de trabalho onde também é comum a presença de operários é a indústria. São eles que têm a missão de realizar a produção da indústria em questão. O operário integra e faz parte da conhecida classe operária, que é a classe social na qual pertence um conjunto de indivíduos que apareceu devido ao trabalho assalariado.
Em uma economia moderna, a classe operária é aquela que contribui com a produção do sistema econômico de uma empresa ou organização qualquer, com isso os operários recebem um salário por parte dos proprietários como recompensa do seu trabalho desempenhado.
A classe operária se encontra em uma escala social menor do que a classe capitalista, que é aquela que contribui com o capital no processo de produção.
Por outro lado, o conceito de classe operária é empregado para distinguir os trabalhadores industriais assalariados de outros grupos, tais como os trabalhadores rurais, os autônomos, os empregados de serviços, entre outros.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2014). Conceito de Operário. Em https://conceitos.com/operario/. São Paulo, Brasil.