Conceito de Operário

OperarioO termo operário se refere às seguintes questões: aquele que trabalha, aos trabalhadores e a tudo que está relacionado aos mesmos. De todas as maneiras, é mais utilizado para referir-se ao trabalhador manual assalariado, conhecido também popularmente como peão de fábrica.

O operário costuma trabalhar em obras, em qualquer tipo de construção como casas e edifícios, como também nos mais variados tipos de conserto e manutenção como rodovias e pavimentos. “Os três operários que contratamos não conseguiram finalizar as obras, por isso estendemos por mais alguns dias”.

Outra área de trabalho onde também é comum a presença de operários é a indústria. São eles que têm a missão de realizar a produção da indústria em questão. O operário integra e faz parte da conhecida classe operária, que é a classe social na qual pertence um conjunto de indivíduos que apareceu devido ao trabalho assalariado.

Em uma economia moderna, a classe operária é aquela que contribui com a produção do sistema econômico de uma empresa ou organização qualquer, com isso os operários recebem um salário por parte dos proprietários como recompensa do seu trabalho desempenhado.

A classe operária se encontra em uma escala social menor do que a classe capitalista, que é aquela que contribui com o capital no processo de produção.

Por outro lado, o conceito de classe operária é empregado para distinguir os trabalhadores industriais assalariados de outros grupos, tais como os trabalhadores rurais, os autônomos, os empregados de serviços, entre outros.

Referencia autoral

Publicado em jun., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/operario/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato