Conceito » Cultura » Ábaco

Ábaco - Conceito, o que é, Significado

O termo ábaco vem da palavra grega ábax, que significa literalmente "mesa para contar", embora algumas fontes afirmem que provém da palavra hebraica abad, traduzida como poeira.

Ambas as etimologias têm algo em comum, uma vez que se acredita que antigamente as operações matemáticas básicas eram feitas sobre uma mesa com poeira acumulada e através da qual eram anotados símbolos gráficos ou marcas para contar.

Deve-se destacar que o uso dos números conhecidos hoje em dia, ou seja, os algarismos arábicos, surgiram no século X e os símbolos + e - surgiram no século XV.

O ábaco foi inventado na China no ano 190 d. C

Em sua origem este instrumento de cálculo matemático era feito de madeira. Algumas peças móveis eram colocadas sobre tábuas com diferentes varetas; estas peças se moviam para realizar as operações aritméticas. Com este dispositivo é possível contar números e realizar adições, subtrações, multiplicações e divisões. Pode-se dizer que este utensílio foi a primeira calculadora usada pelos seres humanos.

Embora seu uso seja minoritário no sistema educativo, ainda é usado em países como China, Japão e Coréia. Do ponto de vista da didática da matemática, trata-se de uma ferramenta útil para compreender a importância da posição dos dígitos e o sentido das operações básicas. Nos últimos anos, o ábaco se tornou moda como um brinquedo educativo para as crianças.

Diversas formas de calcular

Em muitas circunstâncias da vida cotidiana temos a necessidade de calcular. Se a operação for simples, podemos realizá-la mentalmente.

Quando uma criança está aprendendo as primeiras noções de cálculo, é provável que utilize os dedos das mãos para contar.

No caso de uma operação ser de certa complexidade, existem várias alternativas de resolução: o uso de papel e lápis para fazer as contas típicas, saber utilizar a calculadora, assim como o ábaco.

Na cultura inca, utilizava-se um sistema de cordas e nós, conhecido como quipu. Com este procedimento os incas realizavam todo tipo de cálculo relacionado à vida cotidiana.

Os cegos e os cálculos matemáticos

Na atualidade as pessoas cegas têm a possibilidade de utilizar dispositivos eletrônicos com voz para realizar as operações matemáticas. No entanto, esta tecnologia é relativamente recente e estas pessoas têm que recorrer a outras estratégias para realizar os cálculos.

No ensino para cegos o ábaco tem sido uma ferramenta fundamental para o aprendizado da aritmética, já que através do tato é possível movimentar as bolas das varetas seguindo determinadas regras e assim realizando qualquer operação.

Fotolia. M-Image

Relacionados:

  1. Números Egípcios
  2. Números Naturais
  3. Números Racionais
  4. Álgebra
  5. Somar, Subtrair, Multiplicar e Dividir
  6. Folha de Cálculo
  7. Dispositivos periféricos
  8. Códice
  9. Microprocessador
  10. Discalculia