Conceito de Fórum

ForumO fórum é um lugar físico ou virtual empregado para reunir-se, trocar ideias e experiências sobre diversos temas.

O fórum é um espaço utilizado como cenário de intercambio entre pessoas que desejam discutir sobre problemas específicos ou qualquer tipo de tema. Trata-se de um espaço físico em que os indivíduos se reúnem presencialmente, ou então, de forma virtual, como por exemplo, através da Internet.

Tradicionalmente na sociedade romana, um fórum era o lugar onde se estabelecia o mercado localizado em uma das quatro entradas da cidade. Tratava-se de uma praça rodeada de templos e edifícios importantes da sociedade. Nele eram discutidos temas de índole política, religiosa, judicial, social, administrativa e econômica, com influência sobre o Senado.

Hoje o fórum é qualquer espaço mais ou menos informal em que se reúnem especialistas ou interessados sobre algum tema em particular e que estabelecem debates ou intercâmbios. Estes fóruns podem ocorrer a nível público e internacional, por exemplo, na congregação de lideres e especialistas mundiais sobre temas políticos, ambientais, sociais ou de todo tipo. Ou então, podem acontecer a portas fechadas e a menor escala, em áreas educativas como uma universidade ou um centro de investigação. Inclusive, podem ter relação com cenários mais informais, como grupos de classe social que desejam realizar intercâmbios sobre um ou vários temas. Em algumas ocasiões, programas de radio e televisão propuseram fóruns com apresentadores sobre temas de interesse público.

De qualquer forma, um fórum costuma ter um administrador, um moderador e foristas participantes. Os fóruns mantêm uma ou mais sessões de intercâmbio e podem dispor ou não inicialmente de um tema para debate. Em geral, um fórum tem uma série de normas para regularizar seu funcionamento, facilitando a vinculação dos participantes do fórum em um ambiente harmônico e de diálogo.

Atualmente o conceito de fórum está muito ligado a Internet e tem a ver com os espaços de discussões virtuais que são utilizados para o intercâmbio de mensagens e opiniões em torno de aplicações e software, problemas sociais, grupos de fãs e outros.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Fórum. Em https://conceitos.com/forum/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre