A moringa é uma planta cujo nome científico é moringa oleifera. Trata-se de uma árvore originária da Índia, onde seus frutos são utilizados para a alimentação dos seres humanos e dos animais.
Do ponto de vista da botânica, esta planta pertence à família moringácea, tem um único gênero e treze espécies diferenciadas. Sua aparência não é muito harmônica, mas seu crescimento é rápido e seu cultivo é altamente produtivo. Após o plantio, em um ano, a moringa pode atingir uma altura de três metros. Sua folhagem é densa e seu fruto tem a forma de bainha longitudinal. A semente da moringa contém óleo, mais especificamente um óleo com ácido oleico, semelhante ao azeite de oliva.
Inclusive pode ser cultivada em zonas desérticas. Seu cultivo permite, por sua vez, combater a erosão do solo.
Com a moringa podem ser realizados diversos pratos: combinados com arroz, em caldos, em saladas, nas tortas de milho ou combinadas com frango.
Suas folhas são usadas como parte importante da medicina tradicional em vários países para curar diversas doenças. Assim, é usada para prevenir a desnutrição, a cegueira infantil associada a deficiências de vitaminas, para neutralizar os efeitos da diabetes, para normalizar a pressão sanguínea, além de ser muito valorizada por suas propriedades anti-inflamatórias. Entre os atletas é muito apreciada, pois se trata de uma planta multivitamínica. Suas raízes são utilizadas para curar as doenças do sistema circulatório ou para prevenir a diarreia. As folhas da moringa possuem elevado conteúdo de vitamina C.
Todas as partes da planta são comestíveis e, neste sentido, possuem propriedades nutritivas devido às proteínas e minerais que contém. Em alguns países da Ásia e da África, esta planta é muito apreciada para tratar de problemas de desnutrição infantil, pois proporciona ferro, fósforo e cálcio. Por tudo isso, a FAO realiza campanhas para que esta planta sirva para minimizar a desnutrição no mundo.
A moringa está revolucionando a alimentação animal em alguns territórios. Isto se deve ao seu elevado conteúdo em proteínas e baixo custo. Por esta razão, serve para alimentar todos os tipos de espécies animais, especialmente do gado bovino, borrego e aves. Deve-se lembrar de que dos aminoácidos essenciais conhecidos, a maioria possui moringa.
Imagem: Fotolia. Swapan
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Moringa. Em https://conceitos.com/moringa/. São Paulo, Brasil.