Escamas - Conceito, o que é, Significado

O corpo de muitos animais é coberto por algum tipo de proteção, como as penas, os pelos e as escamas. Tanto os peixes como os répteis têm seus corpos revestidos de escamas, uma camada que atua como uma armadura.

Os peixes

A morfologia dos peixes apresenta escamas na parte externa do seu esqueleto. Esta estrutura de proteção possui forma e extensão variável. Com ela, podem-se evitar as lesões dos tecidos internos, a abrasão do organismo e a proteção contra agentes patogênicos. Em alguns casos, as lâminas que formam esta estrutura externa permitem um melhor deslizamento no ambiente aquático. Existem alguns peixes que não possuem escamas, como as enguias e as lampreias.

Quanto à sua morfologia existem algumas diferenças. As escamas placoides têm um elemento protetor chamado vitrodernia (a vitrodernia é uma substância bastante semelhante ao esmalte dos dentes). As escamas cosmoides são formadas por uma camada superficial óssea conhecida como isopedina. As escalas ganoides estão ligadas às articulações e possui uma camada específica, a ganoína.

Os répteis

A pele dos répteis é especialmente grossa e está protegida por escamas. Esta camada superficial está formada por células que contêm queratina. Desta maneira, os répteis estão protegidos da ação solar e, ao mesmo tempo, podem evitar a perda de água em seu organismo.

Na zoologia, suas escamas são chamadas de estrato córneo. Este estrato apresenta algumas variações, já que pode ser liso ou canelado. No caso das tartarugas, incorpora uma placa óssea complementar denominada carapaça. De qualquer forma, a pele destes animais atua como um mecanismo de adaptação ao meio terrestre.

As placas que formam as escamas dos répteis se desprendem de maneira periódica. A partir daí ocorre a transformação (a camada externa da pele se desprende em uma só).

As escamas na pele dos seres humanos é sintoma de uma doença, a psoríase

Esta doença de pele se manifesta geralmente em algumas partes do corpo, como no cotovelo, no joelho, na cabeça ou nas costas. Consiste no aparecimento de placas na pele com um aspecto avermelhado e escamas brancas em sua parte superior.

A psoríase é uma patologia de tipo hereditária e se trata de uma desordem autoimune que sua vez, não é contagiosa. Como se trata de uma doença de pele, deve ser tratada por um dermatologista.

Imagem: Fotolia. PBaishev

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: