Conceito » Educação » Metrologia

Metrologia - Conceito, o que é, Significado

Na vida cotidiana fazemos medições de maneira muito habitual. Por exemplo, pesamos as frutas quando vamos comprá-las, observamos a velocidade do nosso veículo e também medimos a temperatura corporal quando sentimos algum mal-estar físico. Necessitamos fazer medições de maneira precisa, pois do contrário não poderíamos avaliar objetivamente certas situações do dia a dia.

Em outras palavras, nossas decisões cotidianas dependem em grande parte do resultado das medidas que realizamos.

Compreende um ramo científico focado no estudo dos mais variados sistemas de medição. Trata-se de uma ciência auxiliar, pois seus dados são aplicados em todas as disciplinas científicas.

Princípios gerais

Esta ciência tem como principal objetivo a avaliação correta de qualquer medida. Para que isso seja possível, deve-se levar em conta uma série de indicadores ou parâmetros. Em primeiro lugar, uma medida repetida deve oferecer os resultados sempre iguais (na linguagem da metrologia, esta característica é conhecida como repetibilidade).

Por outro lado, é necessário que haja uma estabilidade temporal nas medições (quando meço algo muitas vezes com o mesmo instrumento, o resultado deve sempre ser o mesmo).

Obviamente, as referências ou padrões empregados tem que ser com valores conhecidos (por exemplo, o quilograma é um padrão reconhecido mundialmente).

Um dos aspectos mais importantes na metrologia é a exatidão, ou seja, na medição não pode haver qualquer tipo de erro (por exemplo, o quilograma padrão é um protótipo que se encontra no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, em Paris, sendo que qualquer objeto de um quilograma pode ser comparado com o protótipo deste organismo).

Deve-se destacar que existem padrões em todo tipo de magnitude, sejam físicas ou químicas.

Diversas abordagens e aspectos fundamentais

Como qualquer outra área do conhecimento científico, esta disciplina apresenta diversos ramos. São três os principais: metrologia industrial, metrologia científica e metrologia legal.

Na terminologia específica da metrologia são utilizados conceitos especializados: a magnitude de influência, o valor verdadeiro e o valor nominal, a calibração, a reprodutibilidade de medição, o erro máximo permitido, a incerteza da medida, entre outros.

Por último, deve-se ressaltar que existem três sistemas de unidade de medida: o sistema métrico, o sistema inglês ou USCS e o sistema internacional ou SI

- O sistema métrico está baseado em duas unidades, o metro e o quilograma.

- O sistema inglês está baseado em polegadas e jardas.

- O SI é uma versão modernizada do sistema métrico e existe desde 1960 (este modelo de medição utiliza o metro como unidade de comprimento, a quilograma para a massa, o segundo para o tempo, o ampère para a corrente elétrica e o kelvin para a temperatura).

Imagem: Fotolia. Nikolai Titov

Relacionados:

  1. Ciências Auxiliares
  2. Ciência Econômica
  3. Geodésia
  4. Superfície Corporal
  5. Margem de Erro
  6. Planimetria
  7. Inércia
  8. Verificação
  9. Bioestatística
  10. Energética