O termo margem apresenta várias referências de acordo com o contexto utilizado. A margem pode ser empregada como a extremidade de uma coisa ou a beira de outra, como por exemplo, de um rio. Então, se estivermos parados no meio de um rio observando por onde corre as águas abaixo, veremos a margem direita e a esquerda.
Por outro lado, a margem também é o espaço que fica em branco em cada um dos quatro lados de uma página seja manuscrita ou impressa. De certa forma, o que promove a presença da margem é uma melhor organização do texto, que o fará mais legível aos olhos de quem o lê.
Assim mesmo, o termo é frequentemente usado quando se faz algum tipo de referência temporal. Com a minha equipe temos uma margem de 20 dias para entregar o trabalho especial de matemática que nos foi atribuído.
Outro uso é para explicar uma ocasião ou uma oportunidade. O comportamento escandaloso de João na festa deu margem a todo tipo de comentário. Além disso, na economia, a palavra margem possui um significado especial porque neste contexto, a margem de lucro representa uma quantia do benefício na realização de um negócio. Mais precisamente a margem é a diferença entre o preço de venda sem imposto que tem um produto e seus custos de produção.
No entanto, uma expressão muito comum e que se refere ao termo margem, é quando se explica que alguém está afastado ou que não realizou nenhum tipo de participação. E finalmente encontramos a margem dinâmica, que é a relação sinal–ruído que apresenta um sinal eletrônico.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2014). Conceito de Margem. Em https://conceitos.com/margem/. São Paulo, Brasil.