Conceito de Máquina POS

Maquina-POSAs novas tecnologias têm contribuído sem dúvida no cotidiano para facilitar a vida das pessoas, neste sentido, é possível observar sua intervenção em muitas ações realizadas. A máquina POS é uma dessas que permite efetuar uma compra de produtos ou serviços sem o uso de dinheiro efetivo, pois esta máquina trabalha basicamente on line e com os cartões de crédito ou débito dos clientes. Ela permite efetuar uma transação de maneira simples, rápida e segura, já que o dinheiro utilizado permanece na conta bancária.

Essas máquinas têm sido usadas em todo planeta nas transações comerciais como consequência dos benefícios e facilidades que proporcionam.

Vale destacar que este tipo de máquina é utilizado quase que exclusivamente em transações comerciais de todo setor varejista como supermercados, lojas, salões de beleza, restaurantes, bares, entre outros.

A máquina POS possui uma tela digital pela qual podem ser visualizados os dados da operação e um teclado para adicionar as informações da transação em questão. No entanto, o cartão é introduzido ou passado antes de começar a operação.

Sem exagero, podemos dizer que esta máquina revolucionou notavelmente o comércio varejista porque antes de sua chegada era necessária uma consulta telefônica à empresa emissora do cartão de crédito para autorizar sua transação como também o preenchimento de um formulário. Normalmente era difícil estabelecer uma comunicação com a empresa do cartão e assim o procedimento se tornava muito lento. Com o surgimento da máquina POS que escaneia, autoriza o pagamento e inclusive admite assinaturas digitais, o processo passou a ser mais rápido e melhorado.

A denominação POS vem da abreviatura inglesa “point of sale” que traduzido ao português significa “ponto de venda”.

Referencia autoral

Publicado em nov., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/maquina-pos/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato