As novas tecnologias têm contribuído sem dúvida no cotidiano para facilitar a vida das pessoas, neste sentido, é possível observar sua intervenção em muitas ações realizadas. A máquina POS é uma dessas que permite efetuar uma compra de produtos ou serviços sem o uso de dinheiro efetivo, pois esta máquina trabalha basicamente on line e com os cartões de crédito ou débito dos clientes. Ela permite efetuar uma transação de maneira simples, rápida e segura, já que o dinheiro utilizado permanece na conta bancária.
Essas máquinas têm sido usadas em todo planeta nas transações comerciais como consequência dos benefícios e facilidades que proporcionam.
Vale destacar que este tipo de máquina é utilizado quase que exclusivamente em transações comerciais de todo setor varejista como supermercados, lojas, salões de beleza, restaurantes, bares, entre outros.
A máquina POS possui uma tela digital pela qual podem ser visualizados os dados da operação e um teclado para adicionar as informações da transação em questão. No entanto, o cartão é introduzido ou passado antes de começar a operação.
Sem exagero, podemos dizer que esta máquina revolucionou notavelmente o comércio varejista porque antes de sua chegada era necessária uma consulta telefônica à empresa emissora do cartão de crédito para autorizar sua transação como também o preenchimento de um formulário. Normalmente era difícil estabelecer uma comunicação com a empresa do cartão e assim o procedimento se tornava muito lento. Com o surgimento da máquina POS que escaneia, autoriza o pagamento e inclusive admite assinaturas digitais, o processo passou a ser mais rápido e melhorado.
A denominação POS vem da abreviatura inglesa “point of sale” que traduzido ao português significa “ponto de venda”.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2014). Conceito de Máquina POS. Em https://conceitos.com/maquina-pos/. São Paulo, Brasil.