Kokedama - Conceito, o que é, Significado

Kokedama é uma japonesa que significa literalmente bola musgo. A kokedama está inserida na tradição japonesa do cuidado às plantas e é uma variante do conhecido bonsai.

A kokedama é, portanto, uma planta decorativa que tem sido cultivada dentro de uma bola de musgo. No que diz respeito à sua origem existem duas teorias: costuma-se dizer que esta tradição começou quando as plantas ficavam dentro de vasos com raízes que davam voltas ao redor e posteriormente quebravam esses vasos; de acordo com outra teoria o cuidado destas plantas era executado por pessoas humildes que não podiam dedicar-se aos bonsais.

Além da sua autêntica origem, as kokedamas continuam sendo cultivas com uma finalidade ornamental e são particularmente valorizados como um complemento decorativo em exposições de bonsais

As kokedamas podem ser feitas com uma grande variedade de plantas, mas é muito comum usar o alecrim, o fresón (tipo de morango), o trevo, a orquídea e a samambaia.

Regras para a manutenção de uma kokedama

Em primeiro lugar, para fazer uma kokedama é necessário preparar uma mistura compacta de terra, da qual se deve adicionar uma argila de origem vulcânica chamada akadama (justamente desta argila é que vem a palavra kokedama). Ao mesmo tempo, deve-se adicionar água na mistura de terra com akadama.

Um aspecto fundamental para uma boa manutenção é o musgo, que tem de ser de origem ecológica. O musgo permite que a água se mantenha dentro da planta e assim as raízes permanecem úmidas.

É conveniente a utilização de plantas que se adaptem a lugares com sombra e que tenham algumas raízes pequenas. Se as plantas são de interior, é aconselhável que o ambiente não seja excessivamente seco.

Como todas as plantas, elas devem ser regadas adequadamente. Para isso, a kokedama é mergulhada na água durante alguns minutos até que comece a sair bolhas do seu interior.

As kokedamas estão fora de moda no mundo da jardinagem

Nos últimos anos a moda dos bonsais se espalhou além do seu lugar de origem. E a atração dos bonsais tem sido acompanhada pelas kokedamas. Este tipo de ornamentação de jardins tem vários elementos interessantes. Por um lado, é um hobby mais simples e econômico do que o cuidado com os bonsais.

Por outro lado, as kokedamas são ideais para a decoração vertical de jardins (as plantas são penduradas e dão um aspecto bem original) ou então para aromatizar um canto da casa.

Imagem: Fotolia. Robert Kneschke

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: