Conceito » Economia » Pisos Laminados

Pisos Laminados - Conceito, o que é, Significado

Para o revestimento de pisos há uma ampla gama de opções e uma delas é o piso laminado. Trata-se de material sintético que imita a madeira e apresenta várias camadas em sua composição (uma protetora, um designer, uma central de resina plástica e uma de suporte para prevenir a umidade). Esta escolha traz elegância, simplicidade e comodidade ao espaço.

Orientações para sua instalação

Para sua colocação é necessário uma preparação adequada. Em primeiro lugar, as tábuas devem ser removidas das caixas e permanecer fora do envoltório original para poder aclimatar-se (este processo dura aproximadamente 72 horas). Uma camada do piso e os rodapés devem ser removidos. Obviamente, deve-se medir o cômodo e levar em consideração que as lâminas tendem a expandir rapidamente nos dias seguintes à sua colocação. Para esconder as juntas das lâminas, as mesmas devem estar dispostas na perpendicular das janelas, pois desta forma estas juntas ficam escondidas.

Em seguida, as tábuas são cortadas com uma serra e montadas com linguetas. As duas peças são pressionadas para ficarem juntas.

Orientações para conseguir uma boa manutenção

Os pisos laminados exigem certa manutenção. Neste sentido, deve-se remover o pó regularmente, utilizar uma vassoura de microfibra, com panos descartáveis ou ainda uma aspiradora com uma escova macia. Com estes procedimentos, é possível evitar os riscos do piso provocados pelos resíduos acumulados. Para este tipo de piso, é aconselhável não utilizar sistemas de limpeza que produzam riscos, como as vassouras convencionais.

Quando um líquido é derramado no chão, deve-se removê-lo imediatamente, caso contrário pode danificar a camada protetora do piso (um pano macio pode ser usado para absorver o excesso de líquido). A limpeza do piso deve ser feita do fundo para fora da casa, pois desta maneira não formam pegadas no piso úmido e evita-se as marcas. Os especialistas neste material recomendam limpá-lo completamente a cada dois meses, para isso é aconselhável misturar um quarto de xícara de vinagre com um litro de água (coloca-se a mistura em um recipiente de spray e borrifa a solução em pequenas áreas).

Vantagens e desvantagens

Este tipo de piso tem geralmente um bom preço e pode ser colocado em sua maioria. Trata-se de um material resistente e fácil de limpar. No entanto, os pisos laminados não absorvem o som e produzem um ruído oco quando se caminha sobre eles, por outro lado, sua instalação em áreas úmidas pode provocar a deformação do piso.

Imagem: Fotolia. Pavle

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: