Magnata - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista da organização social sempre existiu uma ordem hierárquica. Inclusive nos países comunistas onde teoricamente não há diferenças, existe um grupo de indivíduos (da cúpula do partido comunista) que têm uma situação privilegiada. Como regra geral, a estrutura hierárquica da sociedade atual está diretamente relacionada ao dinheiro.

O indivíduo que possui grande fortuna como consequência de sua atividade empresarial ou financeira é considerado um magnata e se encontra no topo da escala social. Vale a pena lembrar que a palavra magnata vem do latim magnus e significa grande.

O magnata no imaginário coletivo

Quando escutamos a palavra magnata logo nos vem uma imagem na mente. Trata-se de um indivíduo extremamente rico, com uma vida rodeada de luxos, grandes mansões em lugares exclusivos, iates, aviões particulares, guarda-costas, etc.

No imaginário coletivo o magnata é visto como alguém de outro planeta. Alguns deles são caracterizados por suas excentricidades, mas em certas ocasiões estão envolvidos com a filantropia financiando todo tipo de projeto humanitário. De qualquer forma, seu poder econômico o torna uma pessoa influente no conjunto da sociedade.

Do ponto de vista psicológico, o magnata ou potentado tem sentimentos opostos: a inveja e a admiração.

A origem das grandes fortunas

Algumas publicações confeccionam listas das grandes fortunas do planeta. Normalmente a origem de sua riqueza provém do petróleo, da indústria naval ou do aço, dos gigantes tecnológicos, das companhias multinacionais, do mundo das finanças e das grandes franquias.

Conceitos associados

Todos os magnatas se encontram sob a proteção do sistema capitalista e por trás de cada um sempre há uma história em particular. De acordo com a trajetória pessoal de cada, há uma série de conceitos que se repete periodicamente, tais como o sonho americano (american dream), o homem realizado por si mesmo (self made man), bolha financeira, tubarão do wall street, ativos distress, entre outros.

A figura dos magnatas se deve muito às grandes telas do cinema

No filme "Cidadão Kane" se conta a história de um bilionário do setor dos meios de comunicação, William Randolph Hearst. Em "O Lobo de Wall Street" relata a ascensão e a queda de um corretor da bolsa de Nova York. Em "O Último Magnata", este filme está baseado no mais recente romance de Scott Fitzgerald, o enredo se passa na década de 30 durante a época de ouro de Hollywood.

Imagem: Fotolia. ashva73

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: