Conceito » Aprender » Lógica Difusa

Lógica Difusa - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo difuso provém do latim diffussus, que significa vago, impreciso ou pouco claro. Por outro lado, o termo lógica vem do grego logiké, que deriva de logos e equivale a razão, argumento ou ideia. A lógica é a disciplina filosófica que estuda a verdade ou a falsidade dos argumentos.

A denominação lógica difusa provém do inglês fuzzy logic e foi cunhada na década de 1960 pelo matemático e informático iraniano Lotfi A. Zadeh. Não se trata de uma formulação puramente teórica, já que atualmente algumas tecnologias são programadas com critérios flexíveis ou imprecisos e, ao mesmo tempo, lógicos.

Em que consiste?

A lógica como disciplina filosófica se remonta a Aristóteles, que estabeleceu seus princípios e regras fundamentais. Neste tipo de raciocínio existem dois valores de verdade possíveis, pois uma afirmação pode ser verdadeira ou falsa. Vale lembrar que na vida cotidiana lidamos com critérios convencionais da lógica tradicional.

Na lógica difusa, apresenta-se uma nova proposta: no lugar da opção clássica que distingue o verdadeiro do falso, cabe a possibilidade de que uma afirmação seja parcialmente verdadeira ou falsa.

Um exemplo da teoria de conjuntos difusos

Quando queremos estabelecer uma classificação de pessoas altas e baixas, podemos empregar uma referência objetiva (por exemplo, 1,70 cm seria a fronteira que diferencia certas pessoas das outras). Assim, aqueles que superam esta altura são classificados como altos, já aqueles que não fazem parte deste grupo são os considerados baixos. Diante desta abordagem um indivíduo pode pertencer a uma classe ou outra.

Na lógica difusa, apresenta-se outro tipo de estratégia: no lugar de estabelecer um limite de diferenciação passa a ser introduzido um critério mais flexível. Assim, seguindo o exemplo da altura, todos os indivíduos pertenceriam de alguma forma ao conjunto de baixos e altos ao mesmo tempo.

Se a associação de um grupo é estabelecida com valores de 0 a 1, isto quer dizer que 0 equivale a uma baixa adesão e 1 implica em um alto índice. Assim, a pessoa mais alta de um grupo (por exemplo, 1,98 cm) teria uma adesão muito reduzida ao conjunto dos baixos. Em resumo, o mesmo indivíduo pode pertencer a duas classes diferentes. Esta ambivalência não existe na formulação clássica dos conjuntos.

Diversas áreas do conhecimento incorporaram padrões da lógica difusa

Na experiência humana da vida cotidiana, usamos critérios confusos ou pouco claros, uma vez que muitas circunstâncias e fatos apresentam uma dimensão ambígua (por exemplo, a roupa não está seca ou molhada, mas pode estar um pouco seca ou um pouco molhada). Os princípios da lógica difusa foram aplicados em diversas áreas e atividades: na inteligência artificial, na computação e na automatização de tarefas. É interessante observar que algumas máquinas de lavar roupa com tecnologia japonesa empregam um ciclo de lavagem ou outro dependendo do tamanho da roupa ou da quantidade de sujeira.

Relacionados:

  1. Argumento Ad Ignorantiam
  2. Falácia Naturalista
  3. Silogismo
  4. Falácia
  5. Raciocínio
  6. Pensamento Lógico
  7. Raciocínio Dedutivo
  8. Dedução
  9. Espúrio
  10. Bit