O termo líder é conhecido como uma pessoa que funciona como guia ou chefe de um grupo, no entanto, uma condição essencial que o líder deve ter é que os demais integrantes do grupo reconheçam suas capacidades diferenciais do restante.
A principal virtude de um líder é a capacidade de influenciar seus companheiros e outros sujeitos tanto com sua conduta como com suas palavras, além de penetrar profundamente nos indivíduos e incentivá-los a trabalhar na execução de um objetivo em comum.
Dependendo da maneira que se dirige ao grupo, podemos encontrar diferentes tipos de líderes. O líder autoritário é aquele que toma as decisões sem consultar o grupo que dirige; o líder democrático discute as alternativas com o grupo e decide por consenso; e o Laissez Faire, também conhecido como líder liberal, é aquele que se caracteriza por ter uma conduta passiva, delegando o pode aos demais.
Mas esta não é a única classificação, há outra maneira de classificar, que é de acordo com a influência que exercem sobre seus subordinados. Aqui encontramos o líder carismático, que é aquele que modifica os valores, crenças e atitudes de seus seguidores, e também o líder transacional, que ao contrário se limita em contribuir com os recursos considerados válidos para o grupo.
Por outro lado, a metodologia de escolha desse guia ou líder, também determina outra tipologia de líderes. Os formais, que são aqueles escolhidos por uma organização e os informais, que surgem natural e espontaneamente do próprio grupo.
Entre as principais condições que tem um líder estão as seguintes: pertencer ao grupo que encabeça, compartir os padrões culturais e os significados que o grupo propõe, sobressair no interessante, ser o mais brilhante em determinada área, o melhor na hora de organizar, o mais diplomático, agressivo, etc.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Líder. Em https://conceitos.com/lider/. São Paulo, Brasil.