Há vida inteligente na Terra? Às vezes, apenas assistindo ao noticiário na televisão, não tenho dúvidas de que os seres humanos são realmente inteligentes, pelo menos em sua maioria. Mas se levarmos em consideração uma definição acadêmica do termo, a espécie humana é inteligente. Desde sempre, sonha-se por criar uma inteligência artificial. Mas o que exatamente é isso?
Podemos entender a inteligência artificial como algoritmos que se materializam em programas informáticos e que, por sua vez, executam determinado hardware e procuram imitar o modo de funcionamento do cérebro humano.
Até hoje os cientistas envolvidos nesta questão não conseguiram criar uma inteligência artificial de modo geral, mas optaram por uma inteligência artificial especializada.
Isso ocorre porque os equipamentos existentes hoje em dia não são poderosos o suficiente para o volume de cálculo necessário para realizar todas as tarefas que poderiam constar na inteligência artificial geral. Espera-se que este particular possa ser resolvido pela computação quântica.
Há um confronto com os movimentos do seu oponente humano que levam a situações não previstas, das quais não podem ser coletadas nos algoritmos, mas que exigem certa improvisação.
Esta improvisação é conseguida com base nas regras que processam a informação captada, de forma que a decisão do movimento depende da “compreensão” da situação.
Outro exemplo são os sistemas inteligentes que realizam análises e observações sobre determinado assunto. No caso da bolsa de valores, estes sistemas analisam os dados para tentar prever o comportamento futuro dos títulos colocados em jogo, dos quais são capazes de comprar e vender no momento adequado para obter lucro.
Hoje em dia estamos rodeados por estes sistemas inteligentes que herdaram o conceito de inteligência artificial mesmo servindo para tarefas específicas, no entanto, muitas vezes não temos conhecimento de sua função, por exemplo, o programa de área tátil para escrever à mão nos smartphones (é impossível um programa com todos os traços para criar todas as letras de todas as pessoas do mundo).
Outro exemplo são os sistemas automatizados de atendimento telefônico que solicitamos para explicar um problema, dos quais são atendidos por um funcionário ou outro qualquer.
Imagem: Fotolia. studiostoks
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Inteligência Artificial. Em https://conceitos.com/inteligencia-artificial/. São Paulo, Brasil.