Inclinação - Conceito, o que é, Significado

O verbo inclinar apresenta dois significados: cortar algo diagonalmente ou dobrar algo em uma direção. De maneira semelhante, o substantivo inclinação tem vários significados. Pode ser um tipo de corte na diagonal realizado em algumas roupas (na confecção de uma saia ou de um vestido). Quando nos referimos à orientação de um assunto, pode-se dizer que há determinada inclinação, por exemplo, um debate com inclinação polêmica.

Ao mesmo tempo, a inclinação pode indicar uma atitude parcial por parte de uma pessoa, como acontece com o adjetivo inclinado. Por exemplo, quando uma pessoa que deveria ser objeto de suas avaliações adota uma posição interessada, ou seja, inclinada.

Outros significados da palavra inclinação apresentam algo em comum: há algum tipo de desvio num corte, no aspecto de um assunto ou na falta de objetividade.

A inclinação cognitiva

No processo de assimilação da informação pode haver fatores que alteram o conhecimento objetivo. Um destes fatores é mais precisamente a inclinação cognitiva. Os psicólogos se referem a este tipo de inclinação através dos preconceitos que temos perante a realidade. Assim, uma pessoa machista, racista ou classista possui clara inclinação cognitiva, uma vez que a avaliação que têm sobre as mulheres, por pessoas de outras raças ou indivíduos de classes mais baixas partem de ideias preconcebidas, portanto, sua avaliação é inclinada ou tendenciosa.

Os psicólogos estudam vários tipos de inclinações cognitivas e as mais comuns. Julgam os outros partindo dos seus próprios princípios e analisam as coisas conforme os parâmetros de sua profissão, entre outras inclinações.

A ideia de inclinação nos meios de comunicação ou inclinação mediática

Os meios de comunicação realizam sua atividade informativa partindo de critérios objetivos, rigorosos e em teoria fugindo de qualquer inclinação ou atitude tendenciosa. Entretanto, surgem com frequência certas inclinações que questionam a objetividade informativa dos meios de comunicação. Alguns exemplos podem ser os seguintes: informação que favorece determinado grupo social (por exemplo, empresários que fazem publicidade em um meio de comunicação), informação que beneficia aos membros de uma comunidade ou etnia, ou ainda qualquer foco informativo que expresse preconceito em algum sentido.

Imagem: Fotolia - Photographee

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: